Baixos de John Entwhistle, do The Who, serão leiloados

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Ver Acessos

Por Peter Griffiths

LONDRES (Reuters) - O baixo cor-de-rosa "Frankenstein", instrumento de estimação do lendário roqueiro John Entwhistle, será exposto em Londres na quinta-feira antes de ir a leilão juntamente com outros baixos, sua coleção de peixes exóticos, desenhos de celebridades e discos de ouro.

Entwhistle, que morreu de ataque cardíaco em Las Vegas no ano passado, formou a coleção durante os quase 40 anos em que foi baixista do The Who, quando era mais conhecido por arrebentar seus baixos no palco.

"Temos uma sorte inacreditável de podermos oferecer tantas peças da coleção pessoal de John Entwhistle", disse Stephen Maycock, da casa de leilões Sotheby's.

Os 400 objetos oferecidos estão previstos para render mais de 500 mil libras (806 mil dólares) quando forem a leilão em Londres na próxima terça-feira.

O baixo favorito de Entwhistle, um Fender Precision cor-de-rosa batizado de Frankenstein, está previsto para ser arrematado por até 7.000 libras.

"Ele é formada pelos resquícios de cinco baixos arrebentados e é essa a razão do nome Frankenstein", escreveu o baixista em seu caderno de anotações pessoais.

O mais caro dos 150 baixos à venda é um Gibson Explorer raro, com valor estimado entre 50 mil e 70 mil libras. Um Gibson Flying V de 1958 também deverá chegar a 50 mil libras.

Entre os objetos mais incomuns que vão para o martelo há moldes em tamanho natural de 30 peixes, incluindo um tubarão martelo e outros peixes de grande porte que Entwhistle pescou no Caribe.

Também serão leiloados esboços que o baixista desenhou de seus amigos famosos, incluindo o Rolling Stone Bill Wyman, Jimi Hendrix e Eric Clapton.

Entwistle foi um dos membros fundadores do The Who, uma das maiores bandas britânicas dos anos 1960 e 1970, responsável por sucessos como "My Generation", "Pinball Wizard" e "Substitute".

Uma autópsia realizada em seu corpo constatou que o ataque cardíaco que o matou foi desencadeado em parte pelo consumo de cocaína.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Instrumentos"Todas as matérias sobre "Who"


Bateristas fodas no youtube: uma seleção dos melhores com vídeos de exemplosBateristas fodas no youtube
Uma seleção dos melhores com vídeos de exemplos

Led Zeppelin: Page comenta quando tocou com pedal que poderia ligar e desligar com o péLed Zeppelin
Page comenta quando tocou com pedal que poderia ligar e desligar com o pé

Heavy metal: 11 maneiras de segurar um baixoHeavy metal
11 maneiras de segurar um baixo

Guitarra: 5 músicos que se destacam nas 7 cordasGuitarra
5 músicos que se destacam nas 7 cordas


Dave Mustaine: há bandas cujo nome me ofendeDave Mustaine
"há bandas cujo nome me ofende"

Heavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os temposHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos