Baixos de John Entwhistle, do The Who, serão leiloados
Fonte: UOL Música
Postado em 08 de maio de 2003
Por Peter Griffiths
LONDRES (Reuters) - O baixo cor-de-rosa "Frankenstein", instrumento de estimação do lendário roqueiro John Entwhistle, será exposto em Londres na quinta-feira antes de ir a leilão juntamente com outros baixos, sua coleção de peixes exóticos, desenhos de celebridades e discos de ouro.
Entwhistle, que morreu de ataque cardíaco em Las Vegas no ano passado, formou a coleção durante os quase 40 anos em que foi baixista do The Who, quando era mais conhecido por arrebentar seus baixos no palco.
"Temos uma sorte inacreditável de podermos oferecer tantas peças da coleção pessoal de John Entwhistle", disse Stephen Maycock, da casa de leilões Sotheby's.
Os 400 objetos oferecidos estão previstos para render mais de 500 mil libras (806 mil dólares) quando forem a leilão em Londres na próxima terça-feira.
O baixo favorito de Entwhistle, um Fender Precision cor-de-rosa batizado de Frankenstein, está previsto para ser arrematado por até 7.000 libras.
"Ele é formada pelos resquícios de cinco baixos arrebentados e é essa a razão do nome Frankenstein", escreveu o baixista em seu caderno de anotações pessoais.
O mais caro dos 150 baixos à venda é um Gibson Explorer raro, com valor estimado entre 50 mil e 70 mil libras. Um Gibson Flying V de 1958 também deverá chegar a 50 mil libras.
Entre os objetos mais incomuns que vão para o martelo há moldes em tamanho natural de 30 peixes, incluindo um tubarão martelo e outros peixes de grande porte que Entwhistle pescou no Caribe.
Também serão leiloados esboços que o baixista desenhou de seus amigos famosos, incluindo o Rolling Stone Bill Wyman, Jimi Hendrix e Eric Clapton.
Entwistle foi um dos membros fundadores do The Who, uma das maiores bandas britânicas dos anos 1960 e 1970, responsável por sucessos como "My Generation", "Pinball Wizard" e "Substitute".
Uma autópsia realizada em seu corpo constatou que o ataque cardíaco que o matou foi desencadeado em parte pelo consumo de cocaína.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps