Bianca Jagger acusa Bono e Geldof de trair Live 8
Fonte: Terra Música
Postado em 11 de julho de 2005
Os músicos Bob Geldof e Bono "traíram" o espírito da campanha contra a pobreza promovida pelos shows do Live 8 realizados em várias cidades do mundo, segundo a ativista nicaragüense Bianca Jagger.
Em artigo publicado no semanário britânico de esquerda New Statesman, a ex-mulher do Rolling Stone Mick Jagger, defensora dos direitos dos menos favorecidos, pergunta se para "persuadir os políticos" é preciso "se deitar com o inimigo".
Bianca afirma que "a admiração mútua entre Bono, Geldolf, Blair e Bush - duas estrelas do rock e homens que gostariam de ser estas estrelas - foi o símbolo que ficará da reunião do G8", os sete países mais industrializados e a Rússia, realizada na semana passada na Escócia.
Rolling Stones - Mais Novidades
A ativista diz que a "saturação televisiva" em torno dos shows do Live 8 ofuscou a grande manifestação realizada no mesmo dia na capital escocesa em protesto contra a injustiça global e do qual 225 mil pessoas participaram.
Bianca Jagger diz ter ficado "horrorizada" ao ser informada de que o ministro da Economia britânico, Gordon Brown, participaria da manifestação de Edimburgo, em que ela também discursou. E afirma ter compreendido "o plano maquiavélico" de Blair e Brown para "neutralizar os esforços de centenas de ONGs", o que, segundo Jagger, conseguiram "graças à ajuda de Geldof e Bono".
A nicaragüense acusa o governo britânico de ter "canalizado milhões (de libras) do orçamento destinado à ajuda ao desenvolvimento a consultorias internacionais, que aconselham os governos de países em desenvolvimento sobre como privatizar seus serviços públicos".
Bianca Jagger afirma que na Escócia foram feitas "demandas concretas" aos líderes do G8 para que deixassem de "impor suas políticas neoliberais, que contribuíram para aumentar a pobreza no mundo em desenvolvimento". A nicaragüense se refere ao Banco Mundial, ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à Organização Mundial do Comércio (OMC) como a "trindade herege".
A ativista justifica suas críticas pelo fato de ter nascido no segundo país mais pobre do hemisfério sul, a Nicarágua, e ter visto "de primeira mão o efeito devastador da pobreza nas vidas das crianças".
Jagger diz que a "ambição cega de Bono e Geldolf os levou a legitimar e elogiar Bush e Blair", a quem culpa por uma política que "causa a morte de pessoas inocentes no mundo em desenvolvimento".
EFE
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
Incite - banda de Richie Cavalera lança vídeo para "Chucked Off"
Carach Angren - Entre na floresta por sua conta e risco em "Lammendam"
Phil Collins diz que passou perto da morte; "Meus rins e fígado estavam dando sinais de falência"
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
O guitarrista que Brian May diz que gravou "o trecho mais bonito de guitarra" da história
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles

10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
O artista dos anos 1960 muito à frente dos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
O álbum que ajudou Keith Richards a salvar sua relação com os Rolling Stones
O lendário guitarrista irlandês que quase substituiu Mick Taylor nos Rolling Stones
A canção do começo dos anos 70 que para Keith Richards resume o que é rock'n'roll de verdade
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
O único membro dos Stones com quem Charlie Watts dizia ter empatia total



