O dia que Ritchie Blackmore chamou a atenção para a incompetência de Ian Gillan
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2023
O Deep Purple, com a dinâmica entre Ritchie Blackmore e Ian Gillan, sempre foi uma banda de sucesso, embora essa colaboração tenha durado pouco devido a visões conflitantes. A tensão entre essas duas figuras icônicas era palpável, gerando momentos cruciais na trajetória.
Deep Purple - Mais Novidades
Em uma conversa franca com a Spanish RockFM transcrita pela Far Out Magazine, Gillan refletiu sobre um desses momentos críticos. "Certa vez, propus uma turnê mundial – América do Sul, Rússia, em todos os lugares. Nascemos para nos apresentar ao vivo", relembrou. Mas no dia seguinte, Blackmore abordou a administração com um ultimato claro: "É ele ou eu". A gestão escolheu Blackmore, levando à saída temporária de Gillan.
Surpreendentemente, a gravadora favoreceu a presença de Gillan. Eles deixaram claro: sem Gillan, sem contrato. Após seu retorno, a tensão ressurgiu, com Blackmore expressando sua insatisfação.
Uma década antes, em uma entrevista de 2010 para a revista Guitar, Blackmore havia articulado suas queixas. "Trabalhar com Gillan parecia inútil. Ele gostava mais de festividades do que de focar em suas apresentações. Ele muitas vezes sentia falta das letras, esgotava sua voz em festas. Adoro uma boa festa, mas não quando isso custa a qualidade da performance", enfatizou Blackmore, revelando que até deu a Gillan uma janela de seis semanas para se recompor.
Embora Blackmore tenha apresentado um ultimato à banda, a situação mudou. Foi ele quem saiu do Deep Purple, dando lugar a Joe Satriani. Elaborando sobre a transição, Blackmore disse: "Eu me ofereci para completar a turnê em andamento antes que eles encontrassem um novo guitarrista. Joe Satriani interveio, mas algo não lhe agradou, levando à sua saída também."
Após os tempos tumultuados, Gillan, na mesma entrevista espanhola da RockFM, confirmou que ele e Blackmore haviam consertado seu relacionamento ao longo dos anos. No entanto, ele foi rápido em anular quaisquer rumores de reunião, garantindo aos fãs que um retorno não estava previsto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
Overkill é anunciado como headliner do Overload Beer Fest, que será realizado em março
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Rod Smallwood desconversa ao ser perguntado sobre planos futuros do Iron Maiden
As 5 melhores músicas do Iron Maiden com Paul Di'Anno nos vocais, segundo o Ultimate Guitar
Fleetwood Mac anuncia seu primeiro documentário oficial, "The Chain"
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Sharon Den Adel diz que próximo disco do Within Temptation é sombrio, pesado e emotivo

Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
3 clássicos do rock que nasceram de temas banais, segundo a American Songwriter
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
O cantor que entrou para história por recusar ser vocalista do Deep Purple e do Led Zeppelin


