O dia que Ritchie Blackmore chamou a atenção para a incompetência de Ian Gillan
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de agosto de 2023
O Deep Purple, com a dinâmica entre Ritchie Blackmore e Ian Gillan, sempre foi uma banda de sucesso, embora essa colaboração tenha durado pouco devido a visões conflitantes. A tensão entre essas duas figuras icônicas era palpável, gerando momentos cruciais na trajetória.
Deep Purple - Mais Novidades
Em uma conversa franca com a Spanish RockFM transcrita pela Far Out Magazine, Gillan refletiu sobre um desses momentos críticos. "Certa vez, propus uma turnê mundial – América do Sul, Rússia, em todos os lugares. Nascemos para nos apresentar ao vivo", relembrou. Mas no dia seguinte, Blackmore abordou a administração com um ultimato claro: "É ele ou eu". A gestão escolheu Blackmore, levando à saída temporária de Gillan.
Surpreendentemente, a gravadora favoreceu a presença de Gillan. Eles deixaram claro: sem Gillan, sem contrato. Após seu retorno, a tensão ressurgiu, com Blackmore expressando sua insatisfação.
Uma década antes, em uma entrevista de 2010 para a revista Guitar, Blackmore havia articulado suas queixas. "Trabalhar com Gillan parecia inútil. Ele gostava mais de festividades do que de focar em suas apresentações. Ele muitas vezes sentia falta das letras, esgotava sua voz em festas. Adoro uma boa festa, mas não quando isso custa a qualidade da performance", enfatizou Blackmore, revelando que até deu a Gillan uma janela de seis semanas para se recompor.
Embora Blackmore tenha apresentado um ultimato à banda, a situação mudou. Foi ele quem saiu do Deep Purple, dando lugar a Joe Satriani. Elaborando sobre a transição, Blackmore disse: "Eu me ofereci para completar a turnê em andamento antes que eles encontrassem um novo guitarrista. Joe Satriani interveio, mas algo não lhe agradou, levando à sua saída também."
Após os tempos tumultuados, Gillan, na mesma entrevista espanhola da RockFM, confirmou que ele e Blackmore haviam consertado seu relacionamento ao longo dos anos. No entanto, ele foi rápido em anular quaisquer rumores de reunião, garantindo aos fãs que um retorno não estava previsto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A coisa no Iron Maiden que só Bruce Dickinson faz bem, segundo Steve Harris
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, é detonado por performance do hino americano
A música do Queen que Brian May quase proibiu de ser usada em propaganda; "Eu gosto de dinheiro"
Por que o Iron Maiden deixou as feras mitológicas de lado, segundo Janick Gers
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Confessori traz um trabalho moderno, técnico e ambicioso em seu álbum solo de estreia
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos

Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Deep Purple cancela shows devido a emergência médica envolvendo Ian Gillan
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Deep Purple lança vídeo oficial da música "Splat!"
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
David Coverdale revela quem quis como substituto de Ritchie Blackmore no Deep Purple


