Cream encerra revival em meio a críticas elogiosas
Fonte: UOL Música
Postado em 28 de outubro de 2005
Por Richard Satran
NOVA YORK (Reuters) - Depois de lotar shows com muita nostalgia e blues-rock, Eric Clapton e sua banda pioneira Cream vão se separar mais uma vez, anunciaram empresários na quinta-feira.
Os shows de Nova York e Londres foram os últimos da agenda do grupo que se separou pela primeira vez em 1968. O Cream foi responsável por transformar canções de blues obscuras em grandes sucessos e alçar o nome do guitarrista Clapton para o status de lenda do rock-n-roll.
"A banda não tem planos para o futuro", disse a agente Kristen Foster, da KFPR.
Alguns jornais norte-americanos zombaram do trio envelhecido depois da última apresentação em Nova York na noite de quarta-feira. Um deles definiu o estilo deles como rock excêntrico. Mas o concerto do Madison Square Garden obteve em geral críticas elogiosas.
A banda "mergulhou na fonte musical da juventude para uma jam de blues-rock que empolgou a casa lotada", disse o New York Post.
"O som impetuoso e forte não é velho, mesmo que Clapton, o mais jovem dos três, tenha completado 60 anos este ano", opinou o Washington Post, acrescentando que o show foi "mais que apenas uma viagem nostálgica."
Alguns se preocupavam de que a idade e os problemas de saúde dos três músicos -- Jack Bruce, Ginger Baker e Clapton -- transformariam o show num revival psicodélico. Tom Guerra, da revista Modern Guitar, disse: "Esses temores foram colocados de lado assim que o Cream subiu no palco."
Começando com "I'm so Glad", escrita em 1931 pelo bluesman Skip James, o Cream condensou seus maiores sucessos num show de quase duas horas, misturando canções de sua própria autoria --como "Sunshine of Your Love", "Badge" e "White Room"-- e clássicos do blues atualizados por eles nos anos 1960 como "Crossroads" e "Rollin' and Tumblin".
O grupo surpreendeu o mundo do rock ao anunciar uma série de shows em Londres e Nova York este ano. Os ingressos esgotaram-se quase imediatamente e alguns eram vendidos por até 4 mil dólares.
Os sete concertos -- os três desta semana no Madison Square Garden e quarto no Royal Albert Hall de Londres em maio -- poderão render 100 milhões de dólares em ingressos, vendas de discos, vídeos e produtos relacionados, calcularam especialistas da área.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O hit do Van Halen que Sammy Hagar se recusava a cantar quando entrou na banda
Serj Tankian, do System Of A Down, elege o maior álbum de Nu-Metal de todos os tempos
A banda de rock que vendeu mais ingressos de shows na história, segundo duas fontes


A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
A banda que John Lennon se achava ruim demais para integrar: "O que eu faria ali?"



