A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Por Bruce William
Postado em 04 de novembro de 2025
O Rush sempre funcionou no limite do trio: baixo, guitarra e bateria ocupando cada fresta sem sobrar espaço. Por isso, quando Geddy Lee cita bandas que viraram padrão, quase sempre recorre a grupos que tinham esse formato, que expõe defeitos mas recompensa quem organiza o som com inteligência.
O primeiro abalo veio com o Cream. Geddy lembra da passagem por Toronto e de como ninguém topou acompanhá-lo naquela noite no Massey Hall: "O Cream meio que mudou a minha vida. Eles explodiram minha cabeça, e eu me lembro que eles estavam vindo para Toronto. Mas eu não consegui nenhum dos meus amigos interessado em ir vê-los. Eles iam tocar no Massey Hall. Então eu fui, comprei um ingresso e fui sozinho."

Ele explica por que não podia perder, relembrou a Far Out: "Eu simplesmente tinha que vê-los. Eles eram uma banda muito importante para mim. O baixo do Jack Bruce era de outro mundo. Eric Clapton, Ginger Baker, quero dizer, eles eram o trio definitivo. A banda mais influente de toda a minha carreira em muitos aspectos." Aquela experiência fixou um padrão alto para o que um trio poderia construir no palco.
Anos depois, a resposta para a pergunta que os fãs gostam de fazer - "qual é a banda que, para ele, ninguém chega perto?" - aparece quando o assunto muda do palco para o vinil. Ao listar seus discos favoritos, Geddy aponta o debut de 1967 que apresentou Jimi Hendrix ao mundo: "Are You Experienced", do The Jimi Hendrix Experience.
A memória vem com precisão dos fatos: "Eu me lembro quando foi lançado. Sim, NAQUELE tempo mesmo. Eu nunca tinha ouvido nada parecido antes ou, na verdade, desde então." E ele crava o veredito: "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto, não é? Mais uma vez, era a demonstração das possibilidades e do poder de uma banda de três integrantes, provando além de qualquer sombra de dúvida que um trio pode ser realmente poderoso e expansivo. De muitas maneiras, é mais adaptável e focado do que uma banda de rock maior. O que é isso? Rock? Blues, jazz. Absolutamente se movendo por todos os lados e uma lição para qualquer músico do planeta. Você ouve coisas novas - até hoje. Ainda consegue surpreender."
Entre o choque do show e a agulha no sulco, o recado fica claro: o Cream ensinou o caminho; o Experience mostrou o limite do formato e, para Geddy Lee, "nada chega perto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Rush: Geddy Lee revela a banda que mais o influenciou (e não é o Led Zeppelin!)
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
A canção dos anos oitenta do Rush com a qual Neil Peart nunca ficou satisfeito
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Geddy Lee revela época em que Rush usava "muita cocaína" para "manter a energia"
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"


