Consultoria do Rock: John Lennon e o pacto com Satanás

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Mairon Machado, Fonte: Consultoria do Rock
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 06/03/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Hoje narrarei um pouco dos fatos que levaram a associação do grupo THE BEATLES com o coisa-ruim. Apesar de muitos desses fatos revelarem-se notoriamente teorias de conspiração ao analisá-los friamente, não pode ser negado que de alguma forma eles são curiosos, e por que não, deixaram uma pulga atrás da orelha, do tipo "será que algo realmente aconteceu?".

819 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosCapas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns

Para entender os fatos envolvidos nessa teoria, precisamos destrinchar um pouco a carreira dos BEATLES. Particularmente, eu sou um daqueles cidadãos que preferem os ROLLING STONES aos BEATLES, mas não tenho nada contra a sonoridade do grupo, que, na falta do que ouvir, não oferece problema ao passar pelos meus ouvidos. Então, vou me limitar a narrar apenas o que é consenso geral, e, principalmente, fato histórico, narrado e com veracidade.

Sendo assim, começamos pelo fato de que 99% das pessoas acima de 10 anos conhecem BEATLES. Mesmo aquele cidadão que só ouve funk carioca, ou então pagode, alguma vez na vida já ouviu falar da banda. Estima-se que nove em cada dez pessoas em todo o mundo, acima dos 20 anos de idade, já ouviram uma canção dos Beatles alguma vez na vida.

Segundo, o grupo durou uma década, e 41 anos após o fim de suas atividades ainda é uma das bandas com álbuns mais vendidos nas listas anuais de vendas das lojas especializadas. Além disso, qualquer assunto ligado ao grupo gera controvérsias e discussões que repercutem sempre no topo de onde foi produzido. Seja em uma manchete de um jornal na cidade mais longínqua das Filipinas ou em uma sátira no desenho Os Simpsons, fãs e não-fãs acabam fazendo com que a notícia se espalhe rapidamente, e todo o mundo fica sabendo do acontecido.

Assim é com os BEATLES. Tudo o que envolve o nome da banda, seja o lançamento de um CD ou então de caixas de camisinhas, é recorde de vendas, sucesso entre os fãs e recebe milhares de citações na internet, jornais e revistas especializadas. Mas por quê? Na sua época, os BEATLES eram uma banda como muitas outras musicalmente e visualmente falando. YARDBIRDS, ANIMALS, THE WHO, ROLLING STONES e THE KINKS são alguns dos grupos da mesma época que, apesar do status individual de cada um, não conseguiram chegar à grandeza dos BEATLES, mesmo com composições mais trabalhadas, letras mais fortes, músicos mais talentosos ou ainda musicalidade mais apurada e coragem na inovação.

Na própria Liverpool, grupos conhecidos, como GERRY & THE PACEMAKERS e RORY STORM & THE HURRICANES (de onde sairia o baterista Ringo Starr) fizeram tanto sucesso quanto os BEATLES, mas só naquela cidade, assim como vários outros como DAVE CLARK FIVE, THE SEARCHERS, THE HOLLIES... O próprio grupo THE SHADOWS, inspiração de muitos guitarristas idolatrados nos anos 70, sempre ficaram na berlinda da obscuridade, assim como JOHNNY KIDD e seus piratas não conseguiram lançar sequer um álbum, e hoje são cultuados como dinossauros: todo mundo sabe que existiram, mas ninguém nunca viu de verdade.

Por mais que os BEATLES fossem bons músicos, compusessem boas canções e tivessem boa aparência, eles não passavam de um mero grupo como tantos outros, cantando canções de amor e com um visual bem similar ao que era visto em diversos pubs ingleses.

Então, a justificativa para o sucesso dos BEATLES só pode ser uma (sempre lembrando, do ponto de vista conspiratório): John Lennon, fundador dos BEATLES, fez um pacto com Satanás para alcançar tal sucesso. Dessa maneira, vamos dar uma rápida passada pela história do grupo e verificar o porquê dessa afirmação.

Continue lendo no blog Consultoria do Rock (link abaixo).

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

819 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?250 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro881 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados975 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

RockstarsRockstars
Veja algumas fotos antes da fama - parte 2

Bandas britânicasBandas britânicas
As 10 melhores de acordo com o WatchMojo

Paul McCartneyPaul McCartney
Ex-Beatle defende a cantora Miley Cyrus

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "John Lennon"


Capas GêmeasCapas Gêmeas
As infelizes coincidências nas artes dos álbuns

Em 02/02/1979Em 02/02/1979
Sid Vicious, do Sex Pistols, morre de overdose

Blind MelonBlind Melon
"Dream Theater? Desliga essa porra!"

5000 acessosFreddy Frenzzy: O vocal que trocou Hard Rock por forró ostentação5000 acessosBlack Sabbath: About.com elege os 5 melhores álbuns da banda5000 acessosO Whiplash.Net é um site lucrativo?4505 acessosDado Villa-Lobos: "Fica a melhor lembrança, encontrou a paz"5000 acessosAllman Brothers: baterista cometeu suicídio na frente da esposa4559 acessosRocksmith: Garota de 10 anos detonando em "War Ensemble"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Mairon Machado

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online