Alerta: OMS diz que 28 segundos em um show já danificam a audição
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 03 de março de 2015
A Organização Mundial de Saúde alertou que 28 segundos em um show de rock podem causar danos à audição – e recomendou que as pessoas usem fones de ouvido por apenas uma hora a cada dia.
A OMS acredita que 1.1 bilhões de pessoas estão sob risco de sofrerem danos permanentes aos ouvidos por causa de seus hábitos auditivos – e que mais de 43 milhões de pessoas entre as idades de 12 e 35 já vivem com perda auditiva.
Foi dito em um relatório: "O padrão emergente de ouvir regularmente em volumes altos e por longa duração é uma ameaça série.
"Enquanto é importante manter o volume baixo, limitar o uso de áudio pessoal a menos de uma hora por dia faria muito para reduzir a exposição ao ruído."
Eles também alertam o público para limitar o volume dos aparelhos em 60%, fazer pauses em meio às sessões de audição, e também a usar protetores auriculares em casas com muito barulho, como locais de shows e bares.
As bandas CANCER BATS, WHILE SHE SLEEPS e THE BLACKOUT recentemente aderiram a uma campanha de conscientização encabeçada pelo site AllEarPlugs.com, onde se lê: "A conscientização ainda é baixa no que diz respeito a danos auditivos. Somente 34 por cento das pessoas pesquisadas pela Action On Hearing Loss acreditava que sofreria danos no ouvido no decorrer de suas vidas.
"O que ainda é mais preocupante, 90 por cento dos jovens já sofreram de zumbido em seus ouvidos – um sinal do começo do dano – pelo menos uma vez."
O frontman do Cancer Bats, Liam Cormier, diz: "Eu quero poder meter Pantera no talo quando eu estiver velho e grisalho na minha varanda, bebendo café preto. O único modo pelo qual eu ainda conseguirei fazer isso é tomando conta de minha audição agora. Ter um bom par de protetores de ouvido é tão somente planejamento para o futuro."
O diretor da OMS, o Dr. Etienne Krug, disse à BBC: "O que estamos tentando fazer é aumentar a conscientização em torno de uma questão que não é discutida o suficiente – mas tem potencial para fazer muito estrago que pode ser facilmente prevenido.
"Nós certamente nos damos conta que é um pouco chato, como conter o consumo de bebida. Os fatores de risco ligados ao prazer não são fáceis de mudar. Mas temos que alertar as pessoas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps