Guitarpedia: o estilo de The Edge, do U2
Por Adrian Dragassakis
Fonte: Music Radar
Postado em 08 de março de 2016
Guitarrista de uma das mais importantes bandas de Rock da história, sendo uma das poucas a manterem os integrantes originais desde sua formação, The Edge formou o som do U2 através dos anos. Com uma parafernália de equipamentos, desde guitarras fabricadas em diversas décadas, amplificadores e pedais de efeito, Edge tem como característica timbres sólidos, solos de guitarra com poucas notas, mas cheios de grandes melodias, aos quais você consegue cantar ou assobiar. Também é conhecido por usar muito bem efeitos como o delay em suas músicas, que podem ser ouvidas facilmente em clássicos como I Still Haven't Found What I'm Looking For e Where the Streets Have No Name e Bad.
O guitarrista também utiliza double-stops com velocidade, que podem ser ouvidos em Iris (Hold me Close) e Until the End of the World.
O lado mais rock'n'roll do músico pode ser ouvido em canções como Vertigo e Desire, as quais podemos perceber as influências de blues.
1 – Delay clássico
Este é o som clássico de The Edge. O truque aqui é tocar 8 notas, enquanto seu pedal de delay gera 16, dando aquele som estilo 'chukka-chukka'. Regule seu pedal a 430ms para combinar com o tempo em 105bpm nessa frase.
2 – Arpeggios, delay e Overdrive
Você precisa de um pouco de distorção para esse lick. Essa é uma das características clássicas do guitarrista.
3 – Riff pesado com powerchords
Esse riff é baseado ao redor da escala de blues de E (E G A Bb B D) que normalmente você tocaria em uma corda. O uso de power chords pode deixar o som mais sólido e pesado.
4 - Riffs com oitavas
Adicionando um oitavador a essa frase, você pode ter um som parecido com o que Edge usava na época do álbum Acthung Baby. O ritmo é fácil, mas use um metrônomo para ter certeza que está tocando no tempo.
5 – Double-Stops
Esse riff é inspirado em músicas como Pride (In the Name of Love). Optamos por notas de duas cordas a acordes inteiros, uma característica de The Edge, que pode soar mais sólido do que você pensa.
Para mais artigos como esse, visite: www.guitarpedia.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
O rockstar de quem George Harrison odiava o trabalho: "Ele consegue cantar pior do que eu"
O rockstar que rejeitou Ritchie Blackmore, mas é o único que ele admira
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos


O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes



