A lenda do blues que fez com que Bono se "sentisse como uma menina" no palco com o U2
Por André Garcia
Postado em 14 de setembro de 2024
O U2 surgiu na Irlanda no final dos anos 70, já em seus primeiros passos seguindo os pioneiros do post punk na Inglaterra, nomes como Joy Division, The Cure e Siouxsie & The Banshees. Ao longo dos anos 80 eles encontraram sua própria sonoridade e, com Brian Eno de produtor, conquistaram o mundo com "The Joshua Tree" (1987). É por culpa deste álbum que sempre que você vai ao shopping tem que ouvir "Where the Streets Have No Name", "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e "With or Without You".
Reza a lenda que após a turnê deste disco Mick Jagger e Keith Richards apresentaram a Bono e The Edge alguns velhos clássicos dos blues. Depois daquilo eles partiram para os Estados Unidos em uma verdadeira jornada musical em busca pela essência da música popular norte-americana. O resultado disso foi o documentário e álbum ao vivo "Rattle and Hum" (1988).
Álbum duplo, foi pretencioso o bastante para mesclar covers de Beatles, Bob Dylan e do hino nacional dos EUA com seus já clássicos (como "Sunday Bloody Sunday" e "Pride (In the Name of Love)") e faixas inéditas como "Desire" e "God Part II" (auto-proclamada continuação de "God" de John Lennon).
O projeto contou ainda com participações para lá de especiais, como a da lenda do blues B.B. King na faixa "When Love Comes to Town". Conforme publicado pelo SongFacts, Bono certa vez revelou que o bluesman estava em um patamar muito acima dele.
"Eu dei absolutamente tudo que eu tinha naquele uivo no começo da música. Aí foi só B.B. abrir a boca e eu me senti como uma menina."
"When Love Comes to Town" foi incluída na coletânea "The Best Of 1980-1990", e foi o maior sucesso comercial do bluesman na Inglaterra. Como se não bastasse, ainda venceu o prêmio de Melhor Clipe no MTV Video Music Award de 1989.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps