Exodus: três primeiros discos ganham edições nacionais com bônus
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 20 de janeiro de 2017
Ainda que nunca tenha sido tão popular quanto os integrantes do chamado Big Four, o Exodus é uma banda fundamental na evolução e desenvolvimento do thrash metal. Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax conquistaram milhões de corações e mentes nos quatro cantos do mundo, mas o Exodus - e dá pra dizer a mesma coisa do Testament, outro nome que merecia mais destaque do que possui - foi importantíssimo para que os arquétipos da linguagem musical que construiría o thrash fossem definidos e evoluíssem para a sonoridade que marcou o metal a partir dos anos 1980.
Formada em Richmond em 1979, a banda californiana gravou alguns dos principais discos do estilo, fincando fortes alicerces na história do gênero. Tendo como sua formação clássica Paul Baloff (vocais), Gary Holt (guitarra, hoje também no Slayer), Rick Hunolt (guitarra), Robert McKillop (baixo) e Tom Hunting (bateria), o Exodus teve em sua trajetória a passagem de músicos que deixaram a sua marca no metal como Kirk Hammett (que saiu da banda para substituir Dave Mustaine no Metallica em 1983), John Tempesta (baterista que tocou também com Testament, White Zombie, Helmet e The Cult, entre outros), Paul Bostaph (atual batera do Slayer e com uma carreira que inclui discos importantes com Forbidden e Testament) e Rob Dukes (excelente vocalista que ficou no grupo por quase dez anos, e cuja voz pode ser ouvida em discos ótimos como "Shovel Headed Kill Machine", lançado em 2005). Isso sem falar de Steve "Zetro" Souza, vocalista atual e que possui uma longa relação com a banda, onde gravou álbuns marcantes como "Fabulous Disaster" (1989) e "Tempo of the Damned" (2004), entre outros.
Os primeiros capítulos dessa história estão sendo relançados no Brasil pela Hellion Records, o que é uma ótima oportunidade para quem não tem alguns desses títulos em sua coleção ou quer renovar o seu acervo com as novas edições. "Bonded by Blood" (1985), "Pleasures of the Flesh" (1987) e "Fabulous Disaster" (1989) estão sendo disponibilizados com faixas bônus ao vivo e encartes totalmente novos e repletos de imagens e informações que ajudam a contextualizar a importância de cada um dos títulos.
"Bonded by Blood", lançado em 25 de abril de 1985, é considerado por muita gente como um dos melhores discos de thrash metal já gravados. O álbum foi finalizado ainda em 1984, porém foi lançado quase um ano depois devido a problemas com a gravadora da banda na época. Há quem diga que se "Bonded by Blood" tivesse sido lançado no tempo certo - ou seja, antes de "Ride the Lightning" -, o quinteto teria um reconhecimento muito maior do que possui, já que muitas das ideias que seriam desenvolvidas por inúmeros ícones do thrash mais tarde já estavam contidas em seus sulcos. Teorias à parte, trata-se de um trabalho essencial, não à toa citado em diversas listas de publicações respeitadas. E com os vocais insanos de Baloff, sempre um atrativo à parte.
"Pleasures of the Flesh" é o segundo disco do grupo e chegou às lojas em 7 de outubro de 1987. O álbum marcou a estreia de Steve "Zetro" Souza, substituindo o selvagem Paul Baloff. O trabalho dividiu opiniões, e é claramente um disco de transição, bastante inferior à estreia.
As coisas entraram nos trilhos com o lançamento seguinte, "Fabulous Disaster", que chegou ao mercado em 30 de janeiro de 1989. O disco foi o último gravado pelo baterista Tom Hunting, que só voltaria à banda em 1997, no ao vivo "Another Lesson in Violence". Com uma sonoridade mais variada, apresenta a banda explorando novas possibilidades, em um caminho alinhado com o que os principais nomes do thrash faziam na época. O disco inclui "Toxic Waltz", um dos grandes clássicos da banda.
Se você ainda não possui esses discos, desnecessário dizer que dois deles são fundamentais em qualquer coleção metálica - "Bonded by Blood" e "Fabulous Disaster". Caso você já tenha esses títulos, a inclusão de faixas bônus e dos novos encartes justifica a troca das edições antigas por essas novas.
Grande banda, grandes riffs, pancadaria garantida!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Por que Luis Mariutti e Ricardo Confessori saíram do filme do Andre Matos?
O maior guitarrista da história na opinião do mestre Neil Young
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"


Rob Dukes ficou um ano sem falar com os músicos do Exodus após ser demitido
O disco "polarizador" e subestimado do Exodus, de acordo com o Loudwire
Rob Dukes, do Exodus, gosta muito de álbum clássico do Queen
O detalhe que muitos ignoram e é o que Gary Holt mais admira em Slash
Para Gary Holt, Paul Baloff é o maior frontman da história do thrash metal
Dicionário do Metal: cinco bandas com a letra E
Dez clássicos do thrash metal que não foram gravados pelo "Big Four" - Parte I



