Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Por Bruce William
Postado em 21 de dezembro de 2025
Muita gente ainda imagina turnê como sinônimo de dinheiro fácil, mas Gary Holt descreveu o cenário de um jeito bem mais pé no chão: para várias bandas, a estrada virou um exercício de fechar conta e torcer para o básico dar certo.
Ele comentou uma frase do próprio livro, "A Fabulous Disaster: From The Garage To Madison Square Garden, The Hard Way", em que se define como "um vendedor de roupas viajante". Na entrevista concedida ao Sweetwater, com transcrição da Blabbermouth, ele ampliou a ideia: "É isso que qualquer um de nós é agora. Quer dizer, algumas bandas - Metallica, tenho certeza - conseguem ir bem sem vender uma camiseta sequer. Mas para bandas como o Exodus, a gente é uma loja pop-up itinerante. A gente toca para você vir visitar a nossa loja."

O raciocínio dele é simples: o show paga a existência da turnê, e o que entra de verdade costuma vir do que é vendido na mesa de merch. Holt explicou: "A gente tem sorte - eu ainda recebo alguns royalties e tal. Se os seus cachês cobrem o custo inteiro da turnê, você já está muito à frente do jogo, porque aí o merchandising é seu. Então você pode voltar para casa com algum dinheiro.".
Ele também falou do lado menos glamouroso dessa engrenagem: a tal "renda extra" vira trabalho manual mesmo. Ao comentar a loja online Holt Awaits, Holt disse que, se alguém compra algo e ele está em casa, normalmente é ele quem separa e embala o pedido: "Sou eu colocando a camiseta naquele envelope plástico. Eu não contrato ninguém. Não tem depósito."
E não é só camiseta "normal". Ele descreveu o tipo de produto que vende e a rotina de fazer tudo sozinho: "São minhas próprias camisetas com todo o meu merch de assassino em série sem noção, palhetas de guitarra de celebridades e zoando todo mundo... Essas são as coisas que a gente tem que fazer para se manter à frente e pagar as contas."
Em outro trecho, ele reforçou que existe um abismo entre a percepção do público e a realidade: ."As pessoas pensam: 'Ah, você é um rockstar rico.' Não. Eu vendo camisetas, e eu vendo tirando do meu maldito armário. Embalo, etiqueto, mando." E resumiu o que piorou nos últimos anos: ônibus de turnê mais caros, passagem aérea mais cara, tudo subindo.
Holt ainda comentou que, quando a turnê termina, não existe salário pingando por dois meses: o dinheiro precisa render até a próxima rodada. Por isso a frase "vendedor de camisetas" aparece como definição direta do que sustenta a vida de estrada: tocar é o motivo, mas vender é o que faz a conta fechar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
Gary Holt critica YouTube por censurar vídeo de "3111"; "Não faz sentido"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
Fã tentou presentear Exodus com um animal morto na Noruega
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Exodus lança "Promise You This", faixa de seu próximo disco
Exodus: Gary Holt diz que metanfetamina foi um obstáculo na busca pelo sucesso


