Led Zeppelin: Jimmy Page queria som de orquestra na guitarra em 1° álbum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Music Radar
Enviar Correções  

O guitarrista Jimmy Page falou sobre o primeiro álbum do Led Zeppelin, que completou 50 anos de lançamento, em entrevista à Music Radar. O músico destacou que o disco, autointitulado "Led Zeppelin", foi gravado em apenas 30 horas e que sua guitarra modelo Telecaster foi o grande destaque.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A Telecaster foi usada por todo o álbum. Usei apenas um pequeno amplificador, com um alto-falante de 12" e um efeito overdrive, com wah-wah às vezes. Mostra a versatilidade da Telecaster e o que se pode obter com um equipamento mínimo", afirmou.

Page comentou que o primeiro álbum do Led Zeppelin reflete algumas de suas influências na época. "Havia todo um panorama de guitarristas que eu ouvia, seja no blues, rockabilly, jazz, flamenco ou música clássica. Eu queria algo que tivesse a amplitude e a profundidade de orquestras por meio de uma música conduzida por guitarra", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico disse que, na época, havia um "grande foco em discos de guitarra". "Porém, eu quis mostrar a total versatilidade de uma guitarra, com a mágica Telecaster", afirmou.

Embora cite a guitarra Telecaster como determinante para o álbum, Jimmy Page se consagrou futuramente usando outro modelo: a Les Paul. Curiosamente, o instrumento que ele usou para gravar o álbum de estreia do Led Zeppelin foi "arruinado" por um amigo artista que fez uma pintura nela.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Page contou que estava tão empolgado com a primeira turnê que havia feito com o Led Zeppelin após o álbum que nem sequer se ligou em brigar com o cara: apenas guardou a guitarra para sempre.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Black Sabbath: Tony Iommi explica como tocar ParanoidBlack Sabbath
Tony Iommi explica como tocar "Paranoid"

Planet Rock: as maiores vozes da história do rockPlanet Rock
As maiores vozes da história do rock


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336