RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Os 10 álbuns que marcaram Bruno Añaña, do Rebaelliun e Postmortem Inc

Como o guitarrista de "Hotel California" ajudou o Led Zeppelin a encontrar seu som pesado

As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock

Ex-guitarrista do Turnstile tem julgamento por tentar matar pai do vocalista marcado

A música da ELO que escondia mensagens no próprio título

Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio

Baterista do Coal Chamber detalha luta contra o câncer

A mensagem de Kelly no primeiro dia dos pais sem Ozzy Osbourne

Tygers of Pan Tang anuncia detalhes do seu novo álbum, "Electrifyed"

As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer

Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista

Morre Clive Davis, um dos nomes mais importantes da história da indústria musical

Edu Falaschi abre o coração ao Whiplash.Net sobre "MI'RAJ" - "Disco mais pessoal da vida"

Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield

A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"


Eminence
Sepultura

Site britânico explica por que Rock in Rio Lisboa é "um festival como nenhum outro"

Por
Postado em 02 de junho de 2026

A NME destacou a importância do Rock in Rio Lisboa e definiu o evento como "um festival como nenhum outro". Em texto publicado em parceria com a organização, o site britânico afirmou que a edição portuguesa se diferencia pela escala, pela curadoria e pela forma como transforma o Parque Tejo, às margens do rio Tejo, em uma "Cidade do Rock" para 100 mil pessoas por dia.

Rock In Rio - Mais Matérias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo a publicação, o festival vai além dos shows. A edição deste ano terá três grandes palcos, uma programação dividida por temas e até uma atração aérea diária chamada The Flight, com cinco aviões Yak-52 sobrevoando o espaço do evento. Para a NME, essa soma de música, estrutura e experiência ajuda a explicar o peso do Rock in Rio Lisboa no circuito europeu.

A programação também segue uma lógica clara. O dia 20 de junho será dedicado ao pop, com Katy Perry como atração principal. O dia 21 será o "Rock Day", liderado pelo Linkin Park. Em 27 de junho, Rod Stewart comanda o "Legends Day". Já o dia 28 terá 21 Savage, Central Cee e nomes ligados ao rap, R&B e afrobeats.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Roberta Medina, vice-presidente da empresa por trás do Rock in Rio e do Rock in Rio Lisboa, explicou a proposta com humor. "Sempre brinco que o primeiro dia é para pais que não querem levar os filhos, e o último dia é para filhos que não querem levar os pais", afirmou.

A história do Rock in Rio

O texto também recupera a origem do Rock in Rio, criado em 1985 por Roberto Medina. Na época, o desafio era convencer artistas internacionais a tocar no Brasil, que saía de uma ditadura militar. Roberta lembrou que havia receio sobre pagamento, segurança e equipamentos. A solução encontrada por seu pai foi firmar uma parceria de patrocínio com uma marca de cerveja brasileira, garantindo recursos e posicionando o evento como um símbolo jovem e disruptivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Ele queria provar ao regime brasileiro que era seguro reunir 1,5 milhão de jovens em um festival de música, mas também queria promover o Rio de Janeiro para o mundo", disse Roberta. A primeira edição reuniu nomes como Queen, AC/DC, Iron Maiden, Go-Go's, Whitesnake, Rod Stewart e George Benson, colocando o Brasil no mapa dos grandes festivais.

A expansão para Lisboa ocorreu em 2004. A primeira edição portuguesa teve Paul McCartney, Foo Fighters, Black Eyed Peas, Alicia Keys e Xutos & Pontapés. A NME lembra que o evento também apostou em Britney Spears em um período em que grandes nomes do pop ainda não eram comuns em festivais.

Para Roberta Medina, essa abertura musical sempre foi parte da identidade do Rock in Rio. A ideia é alcançar públicos que não frequentam necessariamente outros festivais. Ela também citou a infraestrutura como ponto decisivo. "No Rock in Rio Lisboa, construímos um espaço realmente seguro, com restaurantes adequados e banheiros de verdade, para que as pessoas não precisem usar banheiros químicos", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A localização em Lisboa é outro trunfo. Como não há camping no local, o festival atrai visitantes que combinam shows e turismo. Roberta disse que muitos fãs passam um ou dois dias vendo música e outros dias explorando a cidade. Para a executiva, isso torna o evento uma espécie de pacote "dois em um", unindo festival e viagem urbana.

A NME também destacou a mudança para o Parque Tejo, feita em 2024, quando ficou claro que o festival precisava de mais espaço. A nova área permitiu ampliar a estrutura e criar projetos como o espaço Smart Cities, descrito por Roberta como um laboratório vivo de tecnologias urbanas. "De certa forma, o que fazemos é construir uma cidade para 100 mil pessoas durante quatro dias", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Segundo Roberta, o Rock in Rio Lisboa também aposta em sustentabilidade e convivência. Ela disse que o festival recebe pessoas de diferentes opiniões políticas, crenças, gêneros e orientações sexuais, reunidas pela música. "Todas as cidades podem aprender com isso", afirmou.

Rock in Rio Lisboa 2026

O Rock in Rio Lisboa 2026 será realizado nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho, no Parque Tejo, em Lisboa. A 11.ª edição portuguesa do festival terá quatro dias de programação, com pop, rock, rap, reggae, R&B, música brasileira e nomes clássicos da cena portuguesa.

No dia 20 de junho, o destaque será Katy Perry, em uma programação que também reúne Charlie Puth, Pedro Sampaio, Calema, Alok, Bebe Rexha, Bárbara Bandeira, Carol Biazin e Joyce Alane. Em 21 de junho, o festival terá um dia voltado ao rock, com Linkin Park, Cypress Hill, The Pretty Reckless, Kaiser Chiefs, Hoobastank, Sepultura e P.O.D.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O dia 27 de junho será comandado por Rod Stewart e terá ainda Cyndi Lauper, Shaggy, 4 Non Blondes, Xutos & Pontapés, Joss Stone, Belo, The Wailers, GNR, UHF e Jafumega. O encerramento, em 28 de junho, terá 21 Savage, Central Cee, Rema, Matuê, Filipe Ret, Dennis, CeeLo Green, Valete, Karetus e Lola Índigo.

Além dos shows, o evento contará com áreas de experiência, opções de acessibilidade, informações para viagem e hospedagem, transmissão por livestream e novidades distribuídas pela chamada Cidade do Rock. Os bilhetes já estão à venda no site oficial do festival.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS