A música tão complicada para gravar que o Led Zeppelin desanimou de tocá-la ao vivo
Por Bruce William
Postado em 08 de novembro de 2024
Pouco tempo depois de formado em 1968, o Led Zeppelin se destacou a ponto de se tornar um dos grupos mais influentes do Rock. Composta por Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham, a banda se destacou pela intensa fusão de Blues, Rock e Psicodelia que apresentavam em performances explosivas, refletindo músicas que lançaram álbuns marcantes como "Led Zeppelin IV" e "Physical Graffiti", que estabeleceram o grupo como pioneiro no rock pesado e ajudaram a definir o som da década de 1970. Após a morte de Bonham em 1980, a banda encerrou suas atividades, mas seu impacto e influência permanece muito forte até os dias de hoje.

Os membros do Led Zeppelin eram músicos tecnicamente excepcionais, e cada um deles trazia uma contribuição única para a banda. Jimmy Page era conhecido por seus riffs criativos e solos intensos, enquanto Robert Plant, com sua voz marcante e expressiva, adicionava uma intensidade emocional às músicas. John Paul Jones, no baixo e teclado, dava um suporte harmonioso e criativo, essencial para a complexidade dos arranjos, e John Bonham foi o responsável por trazer uma abordagem poderosa e rítmica à bateria que se tornou marca registrada do grupo.
Bonham é até hoje citado como um dos maiores e mais influentes bateristas da história do Rock. Impossível fazer uma lista com dez músicos do gênero onde ele não esteja presente, e muitas vezes em primeiro lugar. Mas até ele passava por algumas situações difíceis em termos técnicos no Led Zeppelin. Um desses casos aconteceu em "Four Sticks", que é talvez a faixa mais obscura de um dos maiores álbuns de todos os tempos, "Led Zeppelin IV".
A curiosa origem do nome "Four Sticks", que batiza a faixa mais obscura do Led Zeppelin IV"
Conforme relata a Far Out, inserida entre a energia divertida de "Misty Mountain Hop" e o folk envolvente de "Going to California", a canção parece girar em torno de si mesma, o que ajuda a criar uma atmosfera hipnótica. A seção principal em 5/4 impulsiona a música até um trecho suave em 6/8 que depois volta ao riff insistente, o que revela duas facetas do Zeppelin: os experimentadores ambiciosos e os roqueiros pesados.
Durante a gravação, John Bonham teve dificuldades com as mudanças rítmicas, gastando várias tentativas frustradas. Segundo John Paul Jones: "Ele levou séculos para conseguir pegar o jeito em 'Four Sticks'. Eu parecia ser o único que conseguia contar. Page tocava algo, e [John] dizia: 'Isso é ótimo, mas onde está a primeira batida? Você sabe, mas precisa nos contar...'. Ele não conseguia realmente fazer a contagem do tempo no que estava tocando."
Após uma tentativa especialmente frustrante, Bonham começou a tocar "Keep A-Knockin" do Little Richard para desabafar. "Four Sticks" foi pausada, e a banda começou a improvisar sobre uma progressão clássica de rock, que resultou em outra canção do álbum: "Rock and Roll". Depois, eles retornaram a "Four Sticks" e conseguiram finalizar a versão que está no disco.
Curiosamente, o som distinto de "clique-claque" em "Four Sticks" não é um efeito especial: para inovar no ritmo, Bonham pegou uma baqueta extra em cada mão, o que deu origem ao título da música. O som das quatro baquetas nas mãos de Bonham foi captado pelos microfones, adicionando uma percussão intrigante para acompanhar as reviravoltas da música.
Mesmo com o resultado final satisfatório, a dificuldade em gravar a faixa desestimulou a banda a tocá-la ao vivo, tanto que apesar das milhares de gravações amadoras que existem da banda, só se conhece uma única versão dela, que se juntou a outras canções clássicas do Zeppelin que nunca ou raramente foram tocadas nos shows.
"Four Sticks" acabaria sendo regravada por Jimmy Page e Robert Plant com a Orquestra Sinfônica de Bombaim em 1972, durante uma viagem à Índia, junto com outra faixa, "Friends", do Led Zeppelin III. Essa versão contou com o uso de tablas e sitares, e a gravação, intitulada "Four Hands", foi lançada oficialmente em 2015, em uma versão remasterizada e expandida do "Coda". E em 1994 o projeto "UnLedded" de Page & Plant apresentou a música em uma versão acústica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael


Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
As duas maiores performances de John Bonham no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
O bluesman que tirava Jimmy Page do sério; "Só de lembrar, eu fico arrepiado"
O veterano do metal industrial que deixou de sair com uma garota pra virar babá do Led Zeppelin
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
A música do Led Zeppelin IV que Jimmy Page disse que não dava para reproduzir
Led Zeppelin e a fala que Robert Plant tem vergonha mas não tem como apagar da história
Bruce Dickinson: com escolha inusitada, ele lista os 3 cantores que são a base do metal


