Rob Halford: o conselho do Metal God aos headbangers gays com medo de se assumirem
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 11 de junho de 2020
O vocalista Rob Halford, do Judas Priest, falou sobre orientação sexual e heavy metal em entrevista à Rolling Stone. O cantor se assumiu gay em 1998, em uma entrevista à MTV News. Desde então, busca conversar sobre o assunto e ajudar outros fãs que sejam homossexuais e tenham receio de sofrer preconceito.
Durante o bate-papo com a Rolling Stone, Halford foi perguntado sobre qual conselho ele poderia dar aos fãs de heavy metal que gostariam de se assumir, mas se sentem "presos" a uma cultura heterossexual. "Você não precisa se sentir solitário como eu me senti. Você tem, nas pontas dos dedos, todos esses recursos e lugares que você pode ir para ajudar a tomar sua decisão. Está em suas mãos. Tenho amigos gays que nunca se assumiram por escolha deles. É a forma como funciona para eles", disse, inicialmente.
Em seguida, ele completou, com outro conselho: "Metalheads gays, apenas venha, se junte a nós e celebre. Divirta-se com sua vida e não tenha medo. É mais o medo do que qualquer outra coisa: medo de rejeição, de ser expulso de casa por sua família... é inacreditável como sempre existem aspectos cruéis em uma família que, até então, você não sabia. Mas, por favor, não deixe que isso te impeça de algo. É a sua vida. Reivindique-a Ela pertence a você".
Em outro momento da entrevista, o vocalista foi perguntado a respeito de sua experiência ao assumir-se gay em uma entrevista à MTV. "Aprendi que você precisa sair da gaiola e não pode viver sua vida para outras pessoas. Assumir-se gay em um ambiente que, na época - e até hoje -, era e é muito dominado por machos alfa - sem desrespeito às grandes metalheads mulheres. Isso me trouxe muita paz e me ajudou em meu trabalho mais do que qualquer outra coisa", afirmou.
Rob Halford apontou que as pessoas que não se assumem, no geral, não conseguem focar em suas próprias vidas, já que sempre haverá aquela "sombra". "Acabe com isso. Você deve viver sua vida como ser humano em seus próprios termos", disse.
Rob Halford sabia que era gay desde cedo
Em 2018, durante entrevista ao Pioneer Press, Rob Halford contou que sabia de sua orientação sexual desde a infância. Ele também fez críticas ao atual momento que os Estados Unidos vivem com relação ao assunto.
"Por onde começo? Eu sabia que era gay quando tinha 8 ou 9 anos de idade. Passei por muitas coisas. Foi uma p*rra de uma luta. Quando eu era adolescente, achava que quando me tornasse idoso, tudo isso seria esquecido: cor da pele, orientação sexual, religião. Cara, eu estava errado", disse, inicialmente.
Em seguida, Rob Halford destacou que, com "o atual governo" dos Estados Unidos, o tópico "não parece particularmente saudável agora". "Do outro lado, (muito se mudou) para atingir esse nível de igualdade. Ainda há muito mais a ser feito e está demorando muito. As vezes, é como dar um passo para frente e dois para trás. Mas esse tipo de desafio só te deixa mais forte, sabe?", afirmou.
Halford também explicou por que não é militante da causa. "Quando saio do palco, a última coisa que penso é que sou um homem gay em uma banda de heavy metal. Para mim, é uma vitória. Há algo a ser falado sobre estar ali e não dizer uma palavra. Por outro lado, faço muito barulho naquele palco", disse.
Por fim, Rob destacou a importância de revelar-se gay - ele falou sobre sua orientação sexual pela primeira vez somente em 1998. "Quando as pessoas percebem que conhecem gays, isso faz com que elas confrontem suas próprias tendências à intolerância e homofobia. São as únicas pessoas que precisam lidar com isso e enfrentar seus preconceitos", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps