Steve Vai: por que ele não achou Eddie Van Halen "grande coisa" de início
Por Igor Miranda
Postado em 18 de dezembro de 2020
Quando Steve Vai ouviu Eddie Van Halen pela primeira vez, nem imaginava que protagonizaria uma rivalidade com o revolucionário guitarrista anos depois. Vai tocou na banda solo de David Lee Roth após sua saída do Van Halen, nos anos 80.
Eddie Van Halen - Mais Novidades
Antes de tudo isso, um jovem Steve teve contato pela primeira vez com o som do Van Halen e do gênio Eddie. Pouco tempo após ser lançado o álbum de estreia da banda, em 1978, o músico foi apresentado a "Eruption". Curiosamente, sua reação não foi das melhores.
Em entrevista ao Premier Guitar transcrita pelo Ultimate Guitar, Steve Vai revelou que não achou Eddie Van Halen "grande coisa" ao ouvir "Eruption". "Havia aquele som que, na minha mente esnobe - eu era bem esnobe naquela época -, era tipo: 'ok, é um som interessante de buzina de carro que fica grave no final. Ok, grande coisa'", afirmou.
O músico admite que a empolgação de seus colegas pode ter provocado tal reação. "Todos estavam dizendo: 'espere até você ouvir isso'", disse.
Vai, claro, não é bobo e confessa que apesar de sua reação inicial esnobe, logo começou a enxergar virtudes em Eddie Van Halen. "Quando os acordes entraram, a primeira coisa que pensei foi: 'nunca ouvi uma guitarra tão afinada tocando acordes com tanta distorção'. Eu jamais tocaria um acorde tão afinado, com todas as notas ressonando e trazendo boa sensação, uma tríade com três cordas da parte do meio. É raro, pois a guitarra é um instrumento instável. As quartas são diferentes das terças", declarou.
O guitarrista também admite que ouvia "Eruption" esperando que o instrumento desafinasse em algum momento. Não aconteceu.
"Nada que ele tocava era desafinado. E acho que ele nem usava afinador, era de ouvido. Era diferente de qualquer um. Eu adorava os timbres de Jimmy Page e Brian May, a criação de atmosferas, assim como a constância de Ritchie Blackmore, mas Eddie Van Halen trazia outras cores. Havia uma presença, um brilho. Era como se cada nota tivesse espaço entre elas, oscilando perfeitamente. Era como o Sol e aí tinham os planetas, que eram as notas. Fenomenal", disse.
A entrevista de Steve Vai ao Premier Guitar pode ser ouvida no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
Os "aditivos legais" que Dave Lombardo consumiu durante as gravações de "Reign in Blood"
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O instrumento que Steven Tyler quebrou gravando um clássico do Aerosmith e ninguém consertou
Por que Nick Mason acha que o Pink Floyd teria sido uma péssima banda de heavy metal
Eddie Van Halen já estava doente há 10 anos, revela Steve Vai
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
A noite em que Eddie Van Halen tocou Led Zeppelin para Zakk Wylde; "Foi insano"
Os 6 melhores solos de guitarra de Eddie Van Halen
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
A música do Exodus que tem uma homenagem a Eddie Van Halen
Steve Morse lembra jam com Eddie Van Halen, Steve Lukather e Albert Lee


