Eddie Van Halen: Ele já estava doente há 10 anos, revela Steve Vai

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda
Enviar Correções  

O guitarrista Steve Vai relembrou o amigo e ídolo Eddie Van Halen, falecido na última terça-feira (6), em um texto enviado ao site da revista "Rolling Stone". Vai, que construiu uma improvável amizade com Eddie, contou que o colega de instrumento estava doente há 10 anos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Ouvi os rumores muitos anos atrás. Todos meio que sabíamos que (ele estava doente) há 10 anos atrás, então, apenas acompanhei o que aconteceu ao longo da década. No fim, quando houve um boato de que estava ficando muito sério, conversei com algumas pessoas que eu conhecia. Era sério e, em seguida, já não era mais", afirmou Vai.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A informação chama atenção, pois indica que Eddie Van Halen estava com o câncer que tirou sua vida ainda quando gravou e lançou o álbum "A Different Kind of Truth" (2012), com o Van Halen. Além disso, ele estaria com os problemas de saúde durante duas turnês - a que divulgou o disco, entre 2012 e 2013, com 60 shows, e a que promoveu o ao vivo "Tokyo Dome Live In Concert", em 2015.

publicidade

O músico destacou que esteve com Eddie Van Halen pela última vez há cerca de 7 anos. "Foi nos bastidores de um show do Motörhead. Ele não parecia bem, estava passando por problemas, mas seu sorriso seguia ali", disse.

A amizade entre Steve Vai e Eddie Van Halen era vista como improvável, pois Vai se tornou o guitarrista da banda solo de David Lee Roth logo após o vocalista deixar o Van Halen, na metade dos anos 80. O então jovem músico era bastante comparado a Eddie, o que criou ambiente para uma suposta rivalidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar disso, eles já se conheciam antes mesmo de Steve Vai começar a tocar com David Lee Roth. "Fui a um show de Allan Holdsworth, no The Roxy, e Edward participou. Fui ao camarim, conversei com ele e contei que estava trabalhando com Frank Zappa. Ele era fã de Zappa, então, deixei meu número caso ele quisesse conhecê-lo. No dia seguinte, ele ligou. Dei o número de Frank. O telefone toca e é Frank, que me chamou para ir lá. Ficamos nós três ouvindo música e tocando juntos", relembrou.

Steve não falou com Eddie durante os tempos em que tocou com David Lee Roth. Quando saiu da banda do cantor, em 1989, Eddie ligou para ele no dia seguinte. "Não sei como ele descobriu, mas foi o início de uma grande amizade. Por seis meses, saímos muito. Fui ao estúdio dele, ouvi as fitas dele. Ele estava compondo e tocando frequentemente. Mostrou coisas que nunca foram lançadas. Perguntei por que ele não lançava um disco solo e ele sempre sentia que os álbuns do Van Halen eram como seus trabalhos solo", comentou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vai deixou claro que nunca pensou em imitá-lo. "Nunca tentei. Apenas um idiota compete com Eddie Van Halen. Mas eu sabia que existiriam comparações. Por outro lado, quando você toca aquelas músicas, você vê a infraestrutura daquilo e é tão bonito. Quando gravamos 'Eat Em And Smile' (1986, primeiro álbum solo de David Lee Roth), Ted Templeman (produtor) me mostrou as faixas isoladas da guitarra de Edward. Era uma pista, um microfone na guitarra de Eddie. E soava como uma orquestra", disse.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O texto pode ser lido na íntegra, em inglês, no site da revista "Rolling Stone".




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Kirk Hammett: Mustaine toca rápido e eu, melódicoKirk Hammett
"Mustaine toca rápido e eu, melódico"

David Bowie: muito mais assustador que Michael JacksonDavid Bowie
Muito mais assustador que Michael Jackson


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336 Cli336 WhiFin Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336