Eddie Van Halen já estava doente há 10 anos, revela Steve Vai
Por Igor Miranda
Postado em 09 de outubro de 2020
O guitarrista Steve Vai relembrou o amigo e ídolo Eddie Van Halen, falecido na última terça-feira (6), em um texto enviado ao site da revista "Rolling Stone". Vai, que construiu uma improvável amizade com Eddie, contou que o colega de instrumento estava doente há 10 anos.
Eddie Van Halen - Mais Novidades
"Ouvi os rumores muitos anos atrás. Todos meio que sabíamos que (ele estava doente) há 10 anos atrás, então, apenas acompanhei o que aconteceu ao longo da década. No fim, quando houve um boato de que estava ficando muito sério, conversei com algumas pessoas que eu conhecia. Era sério e, em seguida, já não era mais", afirmou Vai.
A informação chama atenção, pois indica que Eddie Van Halen estava com o câncer que tirou sua vida ainda quando gravou e lançou o álbum "A Different Kind of Truth" (2012), com o Van Halen. Além disso, ele estaria com os problemas de saúde durante duas turnês - a que divulgou o disco, entre 2012 e 2013, com 60 shows, e a que promoveu o ao vivo "Tokyo Dome Live In Concert", em 2015.
O músico destacou que esteve com Eddie Van Halen pela última vez há cerca de 7 anos. "Foi nos bastidores de um show do Motörhead. Ele não parecia bem, estava passando por problemas, mas seu sorriso seguia ali", disse.
A amizade entre Steve Vai e Eddie Van Halen era vista como improvável, pois Vai se tornou o guitarrista da banda solo de David Lee Roth logo após o vocalista deixar o Van Halen, na metade dos anos 80. O então jovem músico era bastante comparado a Eddie, o que criou ambiente para uma suposta rivalidade.
Apesar disso, eles já se conheciam antes mesmo de Steve Vai começar a tocar com David Lee Roth. "Fui a um show de Allan Holdsworth, no The Roxy, e Edward participou. Fui ao camarim, conversei com ele e contei que estava trabalhando com Frank Zappa. Ele era fã de Zappa, então, deixei meu número caso ele quisesse conhecê-lo. No dia seguinte, ele ligou. Dei o número de Frank. O telefone toca e é Frank, que me chamou para ir lá. Ficamos nós três ouvindo música e tocando juntos", relembrou.
Steve não falou com Eddie durante os tempos em que tocou com David Lee Roth. Quando saiu da banda do cantor, em 1989, Eddie ligou para ele no dia seguinte. "Não sei como ele descobriu, mas foi o início de uma grande amizade. Por seis meses, saímos muito. Fui ao estúdio dele, ouvi as fitas dele. Ele estava compondo e tocando frequentemente. Mostrou coisas que nunca foram lançadas. Perguntei por que ele não lançava um disco solo e ele sempre sentia que os álbuns do Van Halen eram como seus trabalhos solo", comentou.
Vai deixou claro que nunca pensou em imitá-lo. "Nunca tentei. Apenas um idiota compete com Eddie Van Halen. Mas eu sabia que existiriam comparações. Por outro lado, quando você toca aquelas músicas, você vê a infraestrutura daquilo e é tão bonito. Quando gravamos 'Eat Em And Smile' (1986, primeiro álbum solo de David Lee Roth), Ted Templeman (produtor) me mostrou as faixas isoladas da guitarra de Edward. Era uma pista, um microfone na guitarra de Eddie. E soava como uma orquestra", disse.
O texto pode ser lido na íntegra, em inglês, no site da revista "Rolling Stone".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"


Wolfgang considera Eddie Van Halen subestimado como compositor e guitarrista rítmico
Wolfgang Van Halen diz que Eddie Van Halen era um compositor subestimado
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O guitarrista considerado por Eddie Van Halen "mais Clapton do que o próprio Clapton"


