Eddie Van Halen já estava doente há 10 anos, revela Steve Vai
Por Igor Miranda
Postado em 09 de outubro de 2020
O guitarrista Steve Vai relembrou o amigo e ídolo Eddie Van Halen, falecido na última terça-feira (6), em um texto enviado ao site da revista "Rolling Stone". Vai, que construiu uma improvável amizade com Eddie, contou que o colega de instrumento estava doente há 10 anos.
Eddie Van Halen - Mais Novidades
"Ouvi os rumores muitos anos atrás. Todos meio que sabíamos que (ele estava doente) há 10 anos atrás, então, apenas acompanhei o que aconteceu ao longo da década. No fim, quando houve um boato de que estava ficando muito sério, conversei com algumas pessoas que eu conhecia. Era sério e, em seguida, já não era mais", afirmou Vai.
A informação chama atenção, pois indica que Eddie Van Halen estava com o câncer que tirou sua vida ainda quando gravou e lançou o álbum "A Different Kind of Truth" (2012), com o Van Halen. Além disso, ele estaria com os problemas de saúde durante duas turnês - a que divulgou o disco, entre 2012 e 2013, com 60 shows, e a que promoveu o ao vivo "Tokyo Dome Live In Concert", em 2015.
O músico destacou que esteve com Eddie Van Halen pela última vez há cerca de 7 anos. "Foi nos bastidores de um show do Motörhead. Ele não parecia bem, estava passando por problemas, mas seu sorriso seguia ali", disse.
A amizade entre Steve Vai e Eddie Van Halen era vista como improvável, pois Vai se tornou o guitarrista da banda solo de David Lee Roth logo após o vocalista deixar o Van Halen, na metade dos anos 80. O então jovem músico era bastante comparado a Eddie, o que criou ambiente para uma suposta rivalidade.
Apesar disso, eles já se conheciam antes mesmo de Steve Vai começar a tocar com David Lee Roth. "Fui a um show de Allan Holdsworth, no The Roxy, e Edward participou. Fui ao camarim, conversei com ele e contei que estava trabalhando com Frank Zappa. Ele era fã de Zappa, então, deixei meu número caso ele quisesse conhecê-lo. No dia seguinte, ele ligou. Dei o número de Frank. O telefone toca e é Frank, que me chamou para ir lá. Ficamos nós três ouvindo música e tocando juntos", relembrou.
Steve não falou com Eddie durante os tempos em que tocou com David Lee Roth. Quando saiu da banda do cantor, em 1989, Eddie ligou para ele no dia seguinte. "Não sei como ele descobriu, mas foi o início de uma grande amizade. Por seis meses, saímos muito. Fui ao estúdio dele, ouvi as fitas dele. Ele estava compondo e tocando frequentemente. Mostrou coisas que nunca foram lançadas. Perguntei por que ele não lançava um disco solo e ele sempre sentia que os álbuns do Van Halen eram como seus trabalhos solo", comentou.
Vai deixou claro que nunca pensou em imitá-lo. "Nunca tentei. Apenas um idiota compete com Eddie Van Halen. Mas eu sabia que existiriam comparações. Por outro lado, quando você toca aquelas músicas, você vê a infraestrutura daquilo e é tão bonito. Quando gravamos 'Eat Em And Smile' (1986, primeiro álbum solo de David Lee Roth), Ted Templeman (produtor) me mostrou as faixas isoladas da guitarra de Edward. Era uma pista, um microfone na guitarra de Eddie. E soava como uma orquestra", disse.
O texto pode ser lido na íntegra, em inglês, no site da revista "Rolling Stone".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Europe anuncia turnê celebrando 40 anos de "The Final Countdown"
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Wolfgang não se sente à vontade em improvisar; "É difícil quando seu pai é Eddie Van Halen"
Wolfgang Van Halen se tornou menos espiritual após a morte de Eddie
Wolfgang Van Halen admite ainda não conseguir ouvir a música do pai
Tony Iommi: Eddie Van Halen tocava errado a sua preferida do Sabbath


