Wolfgang não se sente à vontade em improvisar; "É difícil quando seu pai é Eddie Van Halen"
Por Ricardo Bellucci
Postado em 25 de novembro de 2025
Após a morte de seu pai em 2020, Wolfgang Van Halen decidiu encerrar o capítulo Van Halen em sua vida, afinal de contas, para ele "não existe Van Halen sem Eddie Van Halen". Nos anos seguintes, ele se manteve fiel à sua promessa de não tocar mais músicas do Van Halen, exceto em ocasiões muito especiais. Ele seguiu em frente e conseguiu transformar sua banda, o Mammoth, em uma das bandas de rock contemporâneo mais promissoras, graças à força e a originalidade do seu material. No entanto, o show em tributo a Taylor Hawkins no ano de 2022 tenha provado que Wolf consegue tocar as partes de guitarra do seu pai exatamente como se esperaria do filho de Eddie.

Mesmo assim, existem algumas vertentes da guitarra que Wolfgang deliberadamente não explora, justamente porque Edward era tão bom nelas, como parece ser o caso com a improvisação. Essa é uma forma de evitar comparações e manter o seu próprio caminho.
Ele falou recentemente sobre isso em uma entrevista com Rick Beato, onde afirmou: "Acho que me acostumei um pouco mais com isso ao longo dos anos. É meio difícil quando seu pai é o Eddie Van Halen. É por isso que não me sinto confortável improvisando; gosto de ter certeza de que... É como escrever outra música dentro de outra música, sabe? Então, se você perceber, todos os meus solos geralmente fluem, e depois eles vão crescendo, porque acho que soa legal."
Ao contrário de seu pai, que quase nunca cantava como vocalista principal depois que o Van Halen fez sucesso, Wolfgang não tem receio de mostrar o seu talento vocal quanto sua a habilidade na guitarra. Mesmo assim, ele observou em outro momento da entrevista que ainda está "se descobrindo" como cantor:
"Acho que ainda estou descobrindo isso. Acho que estou mais confiante do que nunca como vocalista principal, especialmente neste álbum. Em 'The End', eu realmente me sinto como vocalista principal agora que já fizemos mais de 300 shows. É só a quantidade de tempo que você dedica a isso. Então, definitivamente me sinto mais confiante agora."
"Mas sim, no começo, eu só sabia que queria tentar. Só não sabia se conseguiria. Foi preciso aquele empurrãozinho do Elvis [Baskette, produtor]; tipo, ele viu em mim o que eu não via, e sabia que podia extrair isso de mim. Levou um certo tempo."
FONTE: Ultimate Guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O panfleto de fundamentalistas religiosos que "denunciava o satanismo" do Kiss em 1979
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
Wolfgang considera Eddie Van Halen subestimado como compositor e guitarrista rítmico
Wolfgang Van Halen relembra como foi abrir shows do Metallica; "Muito louco"


