Por que "Temple of Shadows" foi o álbum do Angra mais difícil de ser feito
Por Igor Miranda
Postado em 05 de julho de 2021
O Angra superou as expectativas ao lançar "Temple of Shadows" em 2004. O quinto álbum da banda foi o segundo com a então nova formação, que trazia Edu Falaschi no vocal, Felipe Andreoli no baixo e Aquiles Priester na bateria, além dos guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, que vinham de outros tempos.
Em um vídeo publicado recentemente no Instagram, com transcrição via Wikimetal, Bittencourt relembrou o processo de criação de "Temple of Shadows". O guitarrista reconheceu que o Angra conquistou um ótimo resultado nesse disco, mas comentou que esse tenha sido o trabalho mais difícil de sua carreira.
Inicialmente, Rafael refletiu que sentiu-se "realmente pronto para explorar estilos musicais" em "Temple of Shadows". "Eu e o Kiko, por conta do 'Rebirth', percebemos essa sintonia na composição em conjunto e a gente pôde aprimorar isso junto", declarou.
Por outro lado, situações como um problema na voz de Edu Falaschi e "egos inflamados" complicaram a produção do álbum. "A gente tinha novos integrantes que não eram tão novos, já eram artistas de sucesso, tinham egos inflamados, e controlar isso não foi fácil, dar uma direção para isso", afirmou, em menção ao relacionamento interno da banda.
Com relação à voz de Falaschi, o guitarrista pontuou: "Edu cantando já não estava na sua melhor performance como cantor, não sabia se era uma alergia, o que aconteceu, mas durante as gravações, foi muito difícil. Acompanhei isso dando força, mudando letra e melodia, procurando motivá-lo".
Por fim, Rafael Bittencourt destacou que "a luta para finalizar o álbum foi intensa". O sucesso conquistado com "Temple of Shadows" também afetou a relação entre os músicos, de modo que aquela formação gravaria apenas mais um disco, "Aurora Consurgens" (2006), antes de se desfazer, com a saída de Aquiles Priester em 2007 - Edu Falaschi também deixou o grupo, mas em 2012.
"O desgaste foi tanto, junto com o sucesso que o álbum teve, e todos os artistas dentro da banda se sentindo super capazes, com seus egos mega inflamados. A partir dali, ficou difícil controlar a coesão, cada um querendo sua própria glória, é complicado", comentou.
O vídeo em que Rafael Bittencourt fala sobre o assunto pode ser assistido a seguir, via Instagram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
A banda que Axl Rose e Slash detestavam, cujo vocalista quase produziu o primeiro Guns N' Roses
Performance e abstração marcaram o primeiro dia do Iron Maiden em São Paulo
O rockstar que Rob Halford visitou sem avisar e causou uma confusão dos diabos
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
As bandas que Mick Jagger e Keith Richards não conseguiam suportar
O momento mais histórico do rock para Dave Grohl, que ele assistiu mais de mil vezes
A banda clássica que inspirou o espírito do Black Label Society, diz Zakk Wylde
A diferença entre o Roupa Nova e o RPM que explica os 45 anos de banda, segundo Kiko
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
Edu Falaschi, ex-Angra, interpretou "Temple of Shadows" errado, diz Rafael Bittencourt
Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
Akira Takasaki (Loudness) sobe ao palco com o Angra para tocar clássico do Deep Purple
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura


