Por que "Temple of Shadows" foi o álbum do Angra mais difícil de ser feito
Por Igor Miranda
Postado em 05 de julho de 2021
O Angra superou as expectativas ao lançar "Temple of Shadows" em 2004. O quinto álbum da banda foi o segundo com a então nova formação, que trazia Edu Falaschi no vocal, Felipe Andreoli no baixo e Aquiles Priester na bateria, além dos guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, que vinham de outros tempos.
Em um vídeo publicado recentemente no Instagram, com transcrição via Wikimetal, Bittencourt relembrou o processo de criação de "Temple of Shadows". O guitarrista reconheceu que o Angra conquistou um ótimo resultado nesse disco, mas comentou que esse tenha sido o trabalho mais difícil de sua carreira.
Inicialmente, Rafael refletiu que sentiu-se "realmente pronto para explorar estilos musicais" em "Temple of Shadows". "Eu e o Kiko, por conta do 'Rebirth', percebemos essa sintonia na composição em conjunto e a gente pôde aprimorar isso junto", declarou.
Por outro lado, situações como um problema na voz de Edu Falaschi e "egos inflamados" complicaram a produção do álbum. "A gente tinha novos integrantes que não eram tão novos, já eram artistas de sucesso, tinham egos inflamados, e controlar isso não foi fácil, dar uma direção para isso", afirmou, em menção ao relacionamento interno da banda.
Com relação à voz de Falaschi, o guitarrista pontuou: "Edu cantando já não estava na sua melhor performance como cantor, não sabia se era uma alergia, o que aconteceu, mas durante as gravações, foi muito difícil. Acompanhei isso dando força, mudando letra e melodia, procurando motivá-lo".
Por fim, Rafael Bittencourt destacou que "a luta para finalizar o álbum foi intensa". O sucesso conquistado com "Temple of Shadows" também afetou a relação entre os músicos, de modo que aquela formação gravaria apenas mais um disco, "Aurora Consurgens" (2006), antes de se desfazer, com a saída de Aquiles Priester em 2007 - Edu Falaschi também deixou o grupo, mas em 2012.
"O desgaste foi tanto, junto com o sucesso que o álbum teve, e todos os artistas dentro da banda se sentindo super capazes, com seus egos mega inflamados. A partir dali, ficou difícil controlar a coesão, cada um querendo sua própria glória, é complicado", comentou.
O vídeo em que Rafael Bittencourt fala sobre o assunto pode ser assistido a seguir, via Instagram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A melhor música de rock de cada ano entre 2010 e 2019, segundo a Loudwire
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Edu Falaschi, ex-Angra, interpretou "Temple of Shadows" errado, diz Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns
Os 15 melhores álbuns do power metal, segundo o RYM, incluindo uma surpresa brasileira


