Edu Falaschi, ex-Angra, interpretou "Temple of Shadows" errado, diz Rafael Bittencourt
Por Igor Miranda
Fonte: Heavy Talk
Postado em 29 de outubro de 2020
O guitarrista Rafael Bittencourt teceu críticas ao ex-colega de Angra, o vocalista Edu Falaschi, em entrevista ao canal de YouTube "Heavy Talk". As declarações foram transcritas pelo Whiplash, com sutis adaptações para o texto escrito.
Em um desabafo que durou mais de 30 minutos, Bittencourt falou sobre diversos assuntos ligados aos recentes problemas de relacionamento com Falaschi. O guitarrista negou que tenha barrado o lançamento nacional do DVD "Temple of Shadows in Concert", onde o vocalista canta as músicas do álbum "Temple of Shadows" (2004), do Angra.
Além de afirmar que Edu Falaschi fez, ainda em 2015, o registro equivocado para obtenção de direitos autorais de diversas músicas - incluindo até músicas do Iron Maiden e Genesis em sua autoria -, Rafael Bittencourt declarou que o diálogo com o vocalista tem sido complicado, pois ele expõe na internet diversas situações de trato particular.
Em dado momento, o guitarrista chegou a dizer que o ex-colega não interpretou corretamente o conceito das letras de "Temple of Shadows", mesmo as cantando em shows e as regravando em um DVD.
"O Edu falou que é muito espiritualizado - e ele tem muitas qualidades, mas essa não é a que eu vejo nele - e que o 'Temple of Shadows' é um disco que prega a pauta da perda da fé. Cara, a máxima do 'Temple of Shadows' é contestar os dogmas, mas sem perder a fé, o canal espiritual. Eu debato esse texto com seminaristas, padres, pastores, teólogos. É um texto forte, não é para crianças, mas fazer uma interpretação errada é um desrespeito, no mínimo", afirmou.
Rafael apontou que Edu é "paranoico" e "sente que está sendo perseguido", algo que ele afirma não fazer. "Fica parecendo que eu sou um cara melindrado, de bate-e-rebate. Se eu fosse assim, do jeito que ele fala que persegue, ainda acho que ele deveria respeitar. Se ele tivesse a carreira dele, pode falar o que quiser. Mas já que precisa do meu texto, da imagem que eu colaborei para construir no Angra, se lá foi o seu auge, tenha ética. Senão, você está desconstruindo a minha imagem e se valer de herói", disse.
Um artigo especial de Jairo Cezar para o Whiplash.Net, em 2010, analisou o conceito por trás de "Temple of Shadows". As letras narram a história fictícia de um cavaleiro conhecido como "The Shadow Hunter" (O Caçador da Sombra) que se une ao exército convocado pelo Papa para participar da Primeira Cruzada (1096-1099). Durante sua saga, ele passa por conflitos que o fazem refletir sobre a guerra santa da qual participa e os ideais da Igreja Católica, colocando sua devoção a prova.
"Edu Falaschi está construindo uma mentira", diz Rafael
Em outros momentos do bate-papo, Rafael Bittencourt declarou que Edu Falaschi tem compartilhado informações falsas relacionadas aos bastidores do Angra. O guitarrista disse, por exemplo, que não ameaçou processar o vocalista, mas que buscava contato com ele ao enviar uma notificação extrajudicial (comunicado feito fora de um processo judicial).
"Eu tenho dó do Edu. Mesmo. Porque ele está construindo uma mentira. Ele quer resgatar uma época onde ele foi grande, sem o endosso da banda, e precisa desconstruir, com ressentimento. Por ele, estaria com o Almah, sem precisar do Angra, mas ele está tão ressentido que precisa desconstruir a magia. Acho isso triste", afirmou.
Rafael disse que Edu terá de responder judicialmente com relação a algumas atitudes do passado, embora não tenha entrado em detalhes, e afirmou que o ex-colega "não canta como cantava" antes. "Ele vende uma mentira, pois ele não é mais o artista que era. Não acho que ele canta como cantava. Está cavando a própria cova. Precisa do Angra, mas briga com o Angra. Ele está se enrolando. Ele fez coisas que terá que responder judicialmente. O buraco é fundo. Não é só pegar, fazer e desmoralizar os outros", disse.
Bittencourt apontou que há um assunto "no campo criminal" envolvendo Falaschi, mas não entrou em detalhes. "Se ele estivesse muito confiante de que ele é o que as pessoas pensam que ele é, esse mito, ele não estaria fazendo isso. Quando as pessoas descobrirem... não acho que a voz dele vai melhorar. Agora, com 50 anos de idade, o auge já foi. Tinha que ter um pouco mais de humildade e maturidade. Não conversar na internet, mas vir falar comigo. Tem um assunto pesado que eu vou poupá-lo disso. Ele sabe bem qual é. O assunto está no campo criminal", declarou.
Uso de conteúdo do "Temple of Shadows" em DVD
Em meio às críticas feitas contra Edu Falaschi, Rafael Bittencourt afirmou que não foi contatado para a realização do DVD "Temple of Shadows in Concert", que traz diversas músicas compostas pelo guitarrista, nem convidado para assistir ao show onde o material foi gravado. Todas as letras do álbum "Temple of Shadows" são assinadas por Bittencourt.
No que diz respeito à parte musical, das melodias, "Temple of Shadows" mescla colaborações de Rafael com Edu Falaschi e o guitarrista Kiko Loureiro. Os créditos autorais das músicas do álbum estão disponíveis na Wikipédia.
"No DVD, ele mudou letra, se utilizou da arte original. Eu paguei pela arte original. Quer usar? Não é assim. Faz uma nova arte. Ou pelo menos coloca um depoimento meu. Criei todas as letras, o conceito. Eu te ajudo a vender. Não é uma obra só tua. Não estou falando que você não tem mérito. É o trabalho de um monte de gente", disse.
Bittencourt também declarou que "Temple of Shadows" teve sua produção atrasada em 40 dias em função dos problemas vocais de Falaschi, que começavam a aparecer. O exemplo foi citado para apontar o investimento financeiro do guitarrista para que o álbum fosse finalizado.
"O 'Temple of Shadows' demorou 40 dias a mais, atrasou 40 dias na Alemanha, ou seja, encareceu, porque ele não conseguia cantar. Já estava com problema na voz. E eu com paciência, horas a fio no Pro-Tools, 'corta aqui, corta ali, afina aqui, muda sílaba'", disse.
Em seguida, o guitarrista comentou: "Minha paciência está acabando. Isso que estou fazendo agora é a desconstrução do mito e isso não é legal, mas eu venho protegendo ele há muitos anos. Ele tem o advogado, então vamos resolver. Se eu continuar falando, só vai ficar feio. Vamos manter a elegância e a magia no Angra. Ninguém é santo para falar".
A entrevista com Rafael Bittencourt pode ser assistida no player de vídeo a seguir. O trecho em que a situação com Edu Falaschi passa a ser comentada começa a partir do 51° minuto.
Angra: A bombástica entrevista de Rafael Bittencourt ao Heavy Talk
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps