Iron Maiden: ficção e ideologia em "The Time Machine" (vídeo)
Por Tchelo Emerson
Postado em 21 de outubro de 2021
O canal Metal Musikast está publicando uma série especial com resenhas em vídeo de todas as músicas do novo álbum do Iron Maiden. Semelhante ao que é feito com músicas e letras do Metallica no especial "Explicando Metallica", a série traz comentários, curiosidades e análises de cada música e letra do álbum Senjutsu. Daí o título da série "Explicando Iron Maiden - Especial Senjutsu".
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir.
Neste vídeo, temos comentários sobre letra e música de "The Time Machine", composta por Steve Harris e Janick Gers.
Geralmente, quando a ficha técnica do álbum indica que alguma parceria de Steve Harris e outro compositor, significa que a música foi composta em colaboração, mas a letra acaba sendo feita pelo baixista.
Em "The Time Machine", Steve Harris se baseou na história do "Viajante do Tempo", escrita pelo autor inglês H. G. Wells em 1895, e que influenciou dois filmes, um clássico de 1960 e outro mais recente, produzido em 2002.
Antes do livro de H. G. Wells, já havia a ideia de viagens no tempo, mas isso ocorria por força de poderes dos deuses, magia, fantasia ou sonhos. Com o livro do escritor inglês surge pela primeira vez a concepção de uma invenção de cunho científico: uma máquina que permite viagens para o passado ou para o futuro.
O protagonista relata aos seus convidados que utilizou a máquina do tempo e visitou o ano de 802.701, quando encontrou a raça humana dividida em dois tipos de pessoas: os Eloys, raça que vive na superfície da Terra e possui traços infantilizados, mesmo nos adultos, havendo certa ingenuidade e até mesmo tolice em seus hábitos.
O Viajante do Tempo descobre que há outra raça de humanos que vivem nos subterrâneos, os Moloks, que possuem compleição física selvagem, pele branca, grandes olhos vermelhos. Locomovem-se como feras e andam apenas pela escuridão, alimentando-se de Eloys.
Embora esta tenha sido a história básica que serviu de inspiração para Steve Harris escrever a letra da sexta faixa do álbum Senjutsu, "The Time Machine", há traços de uma visão melancólica do mundo atual, descrita pelo em "Lost in a Lost World" e "Hell on Earth", que estão no álbum Senjutsu.
A música tem estrutura semelhante à música "Lost in a Lost World", começando com influência de música progressiva, com interpretação bem característica de Bruce Dickinson, que é grande fã de vocalistas que utilizam técnicas teatrais em suas interpretações, como Arthur Brown e Ian anderson (Jethro Tull).
É possível indicar partes com características próprias do "classic rock", que é a abordagem do guitarrista Janick Gers, que já fez parte da banda White Spirit, da New Wave of British Heavy Metal, além de ter sido guitarrista da Gillan Band, do ex-vocalista do Marillion, Fish e do início da carreira solo de Bruce Dickinson.
Você pode ver o vídeo completo no player a seguir:
O vídeo é o sexto de uma série chamada "EXPLICANDO IRON MAIDEN - ESPECIAL SENJUTSU", que vai abordar curiosidades sobre todas as músicas e letras deste mais novo álbum da banda.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal
Iron Maiden - O álbum "Senjutsu"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps