Metallica: A surpreendente opinião de Jimmy Page sobre o "St. Anger"
Por André Garcia
Postado em 02 de junho de 2023
"St. Anger" é um patinho feio na discografia do Metallica, mas, segundo o produtor Bob Rock, na época de seu lançamento, em 2003, Jimmy Page disse tê-lo Adorado. E Jack White também.
Metallica - Mais Novidades
Músico brilhante e produtor minucioso, Jimmy Page é dono de um dos pares de ouvidos mais preciosos do rock. Ouvidos esses que, conforme publicado pela Classic Rock, segundo Bob Rock contou ao podcast Talk Is Jericho, adoraram o muito criticado "St. Anger".
"Conheço Jimmy [Page]. Ele se levantou, veio até mim, me abraçou e disse: 'É ótimo te ver, adoro o álbum St. Anger'. Eu estava na estreia e Jack White se aproximou. Ele disse 'Eu sou o Jack White', eu respondi 'Eu sei.' E ele disse: 'Esse é o meu álbum favorito do Metallica.' Então estou bem com esses dois."
Embora tenha contado com a aprovação de dois pesos pesados do rock, Bob tem consciência do motivo daquele disco ter desagradado a tantos fãs da banda:
"É um álbum muito peculiar, mas é de verdade. É a verdade nua e crua sobre eles naquela época. Poderíamos falar sobre isso por muito tempo, mas o som da bateria, eu peguei a primeira bateria que Lars usou quando eles ensaiavam na casa em Oakland, quando eles se juntaram pela primeira vez [após um período separados]. Eu montei [a bateria] e Lars ficou olhando para ela por meses. Aí então, um dia ele sentou e tocou, ela estava soando crua; e ele disse 'É isso.'"
"St. Anger" gerou uma recepção negativa tanto por parte dos fãs quanto da crítica. Após os flopados "Load" (1995) e "Reload" (1996), as expectativas estavam altas, e s fãs esperavam que a banda voltasse à sonoridade do "Black Album" (1991), ou o "Master of Puppets" (1986). No entanto, "St. Anger" dividiu opiniões com sua sonoridade precária, a ausência de solos de guitarra, som de "lata" na bateria e influências de bandas de nu metal, como System of a Down. James Hetfield e companhia até tentaram defender aquele trabalho como um momento de transição e autodescoberta, ressaltando sua sinceridade, mas a verdade é que poucos engoliram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Joey Tempest reflete sobre saída de John Norum do Europe em 1986
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
"Smooth" do Santana virou sombra para o Matchbox Twenty, e banda tem resposta afiada


O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
Os clássicos que nem os próprios autores do Iron Maiden e do Metallica poupam
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Cliff Burton, baixista dos primeiros discos do Metallica, estampa capa da Metal Hammer
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Mustaine recebeu mensagens de Hetfield, Ozzy e Paul Stanley quando anunciou câncer


