O que acontece com corpo e cérebro logo após despertar da sedação, como caso de Mingau
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de setembro de 2023
De acordo com o último boletim médico, o baixista Mingau, do Ultraje a Rigor, despertou da sedação após ter sido atingido por um tiro na cidade de Paraty (RJ). Mas como será que o corpo e o cérebro reagem logo após esse período?
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
No site Tua Saúde, que pertence a Rede D’Or de hospitais, um artigo assinado pela médica Clarisse Bezerra esclarece alguns pontos importantes para compreender essa questão.
Como é a recuperação?
"A recuperação pode variar de uma pessoa para outra, já que também depende da velocidade de metabolização do medicamento pelo organismo da pessoa. Ou seja, algumas pessoas podem começar a despertar e recuperar a consciência à medida que é feita a retirada da medicação, enquanto que outras podem não responder ou evoluir para o estado vegetativo, que é uma situação em que a pessoa não está consciente de si mesma e do que acontece ao seu redor.
A pessoa sobreviver ou ter sequelas após o coma induzido depende do tipo de doença, da gravidade e das condições de saúde da pessoa, influenciadas por questões como idade, condições de nutrição e uso de medicamentos. Algumas pessoas podem recuperar desses estados de forma gradual, enquanto que outras podem não melhorar durante antes".
Existe riscos?
"Como a sedação é realizada por medicamentos anestésicos, semelhantes ao que se usa na anestesia geral, e algumas complicações podem acontecer, como: Alergia ao princípio ativo da medicação; Redução dos batimentos cardíacos; Parada respiratória.
Estas complicações são evitadas com a monitorização contínua dos dados vitais do paciente e constante avaliação pelo médico e equipe de enfermagem da UTI. Além disto, o quadro de saúde de um paciente que precisa do coma induzido costuma ser grave, e o risco da sedação é menor do que o risco da própria doença".
Mingau, do Ultraje a Rigor, baleado na cabeça em Paraty
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps