Última apresentação do Metallica com Newsted foi triste e contou com "aviso" do baixista
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de janeiro de 2024
O músico estadunidense Jason Newsted se tornou integrante do Metallica em novembro de 1986. O então jovem rapaz, que era integrante da banda de Thrash Metal Flotsam And Jetsam, tinha uma missão pra lá de complicada: substituir o grande Cliff Burton, que havia falecido semanas antes, em um acidente com o ônibus da banda.
Jason fez um ótimo trabalho enquanto foi baixista do Metallica, porém, em janeiro de 2001, ele anunciou que estava fora da banda. Segundo o artista, o desrespeito por parte de outros integrantes o afastou do quarteto.
"O que me afastou do Metallica é o que eu chamo de 'desrespeito perpétuo’. Não importa o quanto eu trabalhava, ainda havia desrespeito. Não o trote que recebi nos primeiros seis meses de carreira, mas o desrespeito geral que recebi, o descaso", disse Jason, em entrevista concedida à Metal Hammer.
As humilhações que Jason sofria vinham de muito tempo. Em 1986, o baixista disse que era alvo não apenas da banda, mas também da equipe.
"Há uma sensação de abuso de todos. De todos, não são apenas os caras da banda. A equipe, a produção, as pessoas, todo mundo, eles estão sempre me deixando nervoso, mas eu passei a esperar isso e aprendi a lidar com isso... então é legal. Não é grande coisa, o grande problema é que quando eu os retribuo, eles não conseguem lidar com isso (...). Bem, estou esperando, está melhorando, no começo foi muito difícil, mas agora está tudo bem", disse Jason, durante uma entrevista divulgada pela Classic Rock.
Pois bem, o tempo passou, as coisas não melhoraram e Jason resolveu deixar o Metallica. Segundo nova matéria publicada na Metal Hammer, a decisão começou a ser tomada em 27 de setembro de 2000, exatos 14 anos após a morte de Cliff Burton. O grupo havia se reunido para gravar um documentário sobre "Black Album" e Jason Newsted começou a distribuir material de seu projeto solo, o Echobrain. James Hetfield não gostou do que viu, os músicos discutiram e esse foi o início do fim da linha para o homem que tocou baixo no Metallica por quase uma década e meia.
Algumas semanas depois, mais precisamente no dia 30 de novembro de 2000, o Metallica compareceu à My VH1 Music Awards, cerimônia promovida pelo canal VH1 que premiou artistas escolhidos por fãs via Internet (que na época, era uma novidade). O Metallica venceu a categoria "Melhor Espetáculo de Palco", por conta de seu álbum "S&M", de 1999.
Enquanto James Hetfield, Kirk Hammett e Lars Ulrich estavam sentados na plateia, Jason Newsted estava nos bastidores do evento. "Ele estava em seu próprio casulo. Muito incomunicável", afirmou Kirk Hammett.
Assim que o Metallica foi receber o prêmio, Jason abraçou apenas Kirk Hammett e basicamente ignorou James e Lars, como é possível conferir neste vídeo.
O isolamento de Jason continuou enquanto o Metallica tocou "Fade To Black" na cerimônia de premiação. O baixista ficou em seu canto, olhando para seu instrumento. Curiosamente, no trecho em que James Hetfield canta "...Now I will just say goodbye!" ("...Agora vou apenas dizer adeus!"), Jason olhou para as câmeras e fez um sinal de tchau.
Após a apresentação, os músicos do Metallica iriam se reunir para uma conversa, porém Jason não compareceu. Segundo o baixista, que já estava seguro de sua decisão, ele não queria estragar o Natal de ninguém.
Então, em 17 de janeiro de 2001, Jason anunciou que estava fora do Metallica. Ao todo, ele integrou o grupo por 14 anos e gravou os seguintes álbuns: "...And Justice For All", "Metallica", "Load", "Reload", "Garage Inc." e "S&M".
Felizmente, tempos depois da separação, Jason tem uma boa relação com seus ex-companheiros, como ele contou em uma entrevista concedida ao The Guardian. "Sou mais amigo dos caras do Metallica agora do que provavelmente jamais fui. Obviamente, deixar o Metallica foi a coisa certa a fazer, porque eles ainda estão arrasando e eu estou aqui sorrindo para vocês."
Após sair do Metallica, Jason engatou alguns projetos, mas não conseguiu obter o sucesso do passado. Quanto ao Metallica, o grupo recrutou Robert Trujillo e continua gravando discos tão empolgantes quanto uma cerimônia de batismo ou uma partida de beach tennis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps