O comovente relato de Kirk Hammett, que presenciou morte de Cliff Burton
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de setembro de 2023
A história da banda de Thrash Metal Metallica é repleta de capítulos marcantes. O mais triste desses capítulos aconteceu no dia 27 de setembro de 1986, enquanto a banda viajava de ônibus pelo sul da Suécia. O veículo derrapou, capotou e caiu em cima do baixista Cliff Burton, que tinha 24 anos e morreu na hora.
A morte de Cliff Burton foi um duro golpe para os demais integrantes do Metallica, que na época da morte do baixista, eram todos jovens. O guitarrista Kirk Hammett, que tinha 23 anos quando Cliff morreu, falou sobre o terrível acidente em um trecho do documentário "Behind The Music", produzido pelo canal de televisão VH-1.
"Ouvi todos gritando, exceto Cliff, e pensei: ‘Meu Deus, algo está errado’. Eu me virei e vi as pernas de Cliff saindo debaixo do ônibus", afirmou o guitarrista, em transcrição publicada no site da revista Metal Hammer.
Enquanto os membros do Metallica torciam pela sobrevivência de Cliff, um guindaste foi enviado ao local do acidente para tirar o ônibus de cima do baixista. Porém, segundo a matéria da Metal Hammer, o veículo caiu em cima do músico durante a operação. Definitivamente, Cliff estava morto.
Kirk pouco se lembra do que aconteceu nas horas seguintes à morte de seu amigo e pelo visto, o guitarrista/vocalista James Hetfield demorou para acreditar que Cliff estava morto.
"Depois disso, fiquei tão chocado que nem consigo me lembrar das três ou quatro horas seguintes. Lembro que às quatro da manhã ouvi James na rua, bêbado. Ele estava gritando: ‘Cliff! Onde está você?’ Eu comecei a chorar", relatou Kirk.
Clifford Lee Burton gravou os três primeiros discos de estúdio do Metallica e é considerado um dos grandes baixistas da história do Heavy Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps