A explicação de Geddy Lee para o pentagrama e o homem nu da logo do Rush
Por André Garcia
Postado em 15 de março de 2024
Há bandas que ficam tão conhecidas pela logomarca quanto pela música: Iron Maiden, Metallica, Kiss, AC/DC… Já o Rush, a cada novo álbum, reinventava o nome da banda com outra tipografia e outro design. Dessa forma, a logo da banda acabou sendo não seu nome, mas por uma imagem (assim como o Led Zeppelin com seu anjo caído e o Misfits com sua caveira), no caso, um homem nu de costas, encarando um pentagrama em um círculo. A imagem surgiu na época do álbum "2112" e passou a acompanhar o trio desde então.
Em 1984, quando o Rush promovia seu então novo álbum, "Grace Under Pressure", Geddy participou de uma sessão de perguntas e respostas com fãs por telefone no programa de rádio Rockline. Entre outras coisas, ele comentou a logo deles.
"A estrela vermelha meio que representa a Federação Solar no '2112'; o homem de pé diante dela [representa] o indivíduo fazendo resistência contra aquele regime autoritário. Acabou que aquilo meio que virou nossa logo. Basicamente, representa o indivíduo contra a massa, diria eu."
A identificação dos fãs com a imagem era tão grande que eles reclamavam quando a banda começava a deixá-la de lado. Taylor Hawkins ao escrever uma resenha crítica sobre o "Permanent Waves" encerrou o texto dizendo:
"Eu adoro o 'Permanent Waves' [...] por mais que eu deva admitir ter ficado meio decepcionado pela tradicional logo com o cara pelado não aparecer nela. [...] Tragam o traseiro do cara pelado de volta!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps