Geddy Lee relembra como o surgimento do punk acabou ajudando à fase progressiva do Rush
Por André Garcia
Postado em 19 de julho de 2024
Quando surgiu em meados dos anos 70, o niilista e cáustico movimento punk tinha como objetivo romper com tudo que remetesse à geração anterior. Os utópicos ideais do movimento hippie e o excessivamente pretensioso rock progressivo foram os alvos principais.
O rock progressivo, que chegou ao auge no começo da década de 70 com nomes como King Crimson, Yes e Genesis, em 1975 já dava claros sinais de decadência quando o Rush resolveu entrar na brincadeira. Dessa forma, quando o punk dominou a Inglaterra em 1977, Rush e Pink Floyd eram duas das poucas bandas que ainda representavam o gênero.
Em entrevista de novembro de 2023 para o The Guardian, o frontman do Rush, Geddy Lee, relembrou onde a banda estava quando descobriu os Sex Pistols — e revelou de que forma o surgimento do punk acabou favorecendo a eles:

"Lembro com carinho [do surgimento do punk] porque a gente estava mixando um álbum ['A Farewell to Kings'] em Londres quando os Sex Pistols passaram na televisão. Foi fascinante ver aquilo! Ao mesmo tempo, o estilo de três acordes daquelas bandas fazia a gente parecer Beethoven; então, de certa forma, o movimento punk legitimou nossa capacidade de tocar estruturas mais complexas. [E na época] eu estava totalmente a favor daquilo".
Após o surgimento e o domínio do punk, o Rush ainda lançou aquele que talvez tenha sido seu álbum mais progressivo, "Hemispheres" (1978). A partir dali, com "Permanent Waves" (1980) e "Moving Pictures" (1981) a banda adotou estruturas musicais mais curtas e amigáveis com as rádios, inspirada pelo sofisticado new wave do The Police.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"



A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
O show do Pink Floyd que Neil Peart colocou entre os melhores que já viu
A incrível canção que serviu de inspiração para obras como "2112" do Rush


