Jimmy Page relembra como foi a gravação de "Kashmir" — clássico do Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 12 de outubro de 2024
Há no hard rock muita banda que é unidimensional, como AC/DC e Motörhead (não que haja algo de errado com essa escolha). O Led Zeppelin, entretanto, escolheu ir pelo caminho oposto, de ser tão multidimensional quanto lhes desse na telha.
Claro que a principal faceta da banda é o blues rock pesado, mas Jimmy Page e companhia jamais se acomodaram ou limitaram a isso e beberam na fonte de vertentes das mais diversas, como folk, reggae e jazz. Como se não bastasse, eles ainda utilizavam elementos da música indiana; e nesse quesito não há exemplo melhor que a épica, hipnótica e magistral "Kashmir".

"Kashmir" é uma das 15 faixas do sexto álbum deles, "Physical Graffiti" — o único duplo para comportar os frutos da fase criativamente prolífica vivida pelo quarteto. Em entrevista de 2015 para a Rolling Stone, celebrando o 40º aniversário de seu lançamento de Jimmy Page deu detalhes sobre a produção da faixa.
"Eu tive a ideia do riff e a parte em cascata (que é uma guitarra elétrica de 12 cordas) e dos metais de algo em que eu estava trabalhando antes mesmo de irmos para Headley [mansão que usamos como estúdio a partir do 'Led Zeppelin III'].
Ela era completamente diferente e, bem no final eu botei a parte do violão de trás para frente, e tinha tipo uma fanfarra (as cascatas), seguidas pelo riff. [Ouvi como tinha ficado e] pensei: 'Uau! Já posso até ver… ela vai ser construída em torno da bateria, e eu vou conseguir chegar lá graças a John Bonham.'
[No ensaio seguinte] foi a primeira coisa que toquei com ele, porque sabia que ele ia adorar. E ele adorou! Tocamos o riff várias vezes, porque é um riff que até uma criança toca. Musicalmente, ela é um ciclo, tipo [a canção folclórica francesa] Frère Jacques, que você pode colocar coisas em cima.
A ideia era ter um riff muito intenso, muito majestoso, bem intrigante… O lance é que giraria em torno do som da [mansão de] Headley, com a bateria no salão. Foi assim que eu a ouvi [na minha mente], foi como a visualizei… mas também ouvia como uma orquestra na minha mente."
Page fez questão de ressaltar ainda que "'Kashmir' foi a primeira música [do Led Zeppelin] em que realmente ouvimos o complemento de uma orquestra completa, os metais e as cordas. Até usamos cordas em 'Friends', no terceiro álbum, mas só um trecho. Só que ['Kashmir'] era realmente algo que pretendia ser bem épico e substancial."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
Floor Jansen salvou a carreira do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish


As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
A música "terrível" que ajudou Jimmy Page a criar algo que se tornaria marca do Led Zeppelin
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
A banda clássica que Robert Plant queria imitar antes do Led Zeppelin
O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história
O integrante que Jimmy Page responsabiliza pelos plágios do Led Zeppelin: "A culpa é dele!"


