A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy
Por João Renato Alves
Postado em 29 de novembro de 2024
Apesar da gloriosa carreira construída, o Led Zeppelin jamais foi agraciado com um Grammy. A premiação mais prestigiada da indústria musical só foi chegar às mãos de Jimmy Page e Robert Plant em 1999, por conta de uma música lançado no ano anterior com o álbum "Walking Into Clarksdale".
"Most High", primeiro single lançado para promover a obra, faturou a categoria Melhor Performance de Hard Rock. Ela venceu "Psycho Circus", do Kiss; "Fuel", do Metallica; "Do the Evolution", do Pearl Jam; e "The Dope Show", de Marilyn Manson. A composição também foi creditada ao baixista Charlie Jones e o baterista Michael Lee, que participaram das gravações.

A canção chegou ao topo da parada Mainstream Rock da Billboard, embora não tenha figurado no Billboard Hot 100, principal chart de singles dos Estados Unidos. No Reino Unido, alcançou o 26º lugar. O videoclipe, dirigido pela ítalo canadense Floria Sigismondi, contava com várias referências religiosas que faziam alusão à letra.
A letra, inclusive, conta com várias referências cristãs. Porém, ela se expressa de uma forma subversiva em comparação ao cristianismo em suas formas mais conhecidas. Os artistas se inspiraram em interpretações diferentes, incluindo a visão ocultista – campo de interesse de Page – sobre a vida e obra de Jesus.
"Walking into Clarksdale" chegou ao 3º lugar na parada britânica e 8º nos Estados Unidos, onde faturou disco de ouro. O título do álbum é uma referência à cidade americana de Clarksdale, Mississippi, considerada o berço do blues.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
O álbum dos anos setenta que Geddy Lee disse ser a maior decepção musical de sua vida
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
Paul Simon escolhe o maior vocalista de todos os tempos e diz que ninguém chegou perto
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A música do Pink Floyd que fez Roger Waters mudar de discurso sobre ex-colega de banda
Axl Rose revela problema de saúde que tornou show do Guns N' Roses um desafio
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
Vocalista fala sobre desafios do Moonspell sendo uma banda portuguesa
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos



O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais
O violonista dos anos 60 que para Jimmy Page "estava muito à frente de qualquer outro"
A música "terrível" que ajudou Jimmy Page a criar algo que se tornaria marca do Led Zeppelin
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
O guitarrista desconhecido que, conforme Jimmy Page, "tocava a coisa certa na hora certa"
O guitarrista que Jimmy Page chamou de perfeito: "Sempre tocava a coisa certa"
Guitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos


