A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy
Por João Renato Alves
Postado em 29 de novembro de 2024
Apesar da gloriosa carreira construída, o Led Zeppelin jamais foi agraciado com um Grammy. A premiação mais prestigiada da indústria musical só foi chegar às mãos de Jimmy Page e Robert Plant em 1999, por conta de uma música lançado no ano anterior com o álbum "Walking Into Clarksdale".
"Most High", primeiro single lançado para promover a obra, faturou a categoria Melhor Performance de Hard Rock. Ela venceu "Psycho Circus", do Kiss; "Fuel", do Metallica; "Do the Evolution", do Pearl Jam; e "The Dope Show", de Marilyn Manson. A composição também foi creditada ao baixista Charlie Jones e o baterista Michael Lee, que participaram das gravações.

A canção chegou ao topo da parada Mainstream Rock da Billboard, embora não tenha figurado no Billboard Hot 100, principal chart de singles dos Estados Unidos. No Reino Unido, alcançou o 26º lugar. O videoclipe, dirigido pela ítalo canadense Floria Sigismondi, contava com várias referências religiosas que faziam alusão à letra.
A letra, inclusive, conta com várias referências cristãs. Porém, ela se expressa de uma forma subversiva em comparação ao cristianismo em suas formas mais conhecidas. Os artistas se inspiraram em interpretações diferentes, incluindo a visão ocultista – campo de interesse de Page – sobre a vida e obra de Jesus.
"Walking into Clarksdale" chegou ao 3º lugar na parada britânica e 8º nos Estados Unidos, onde faturou disco de ouro. O título do álbum é uma referência à cidade americana de Clarksdale, Mississippi, considerada o berço do blues.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
Paulo Miklos é internado com pneumonia e cancela show
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração



O guitarrista que Jimmy Page conheceu - e reconheceu - como gênio antes da fama
O violonista dos anos 60 que para Jimmy Page "estava muito à frente de qualquer outro"
A música "terrível" que ajudou Jimmy Page a criar algo que se tornaria marca do Led Zeppelin
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
O guitarrista desconhecido que, conforme Jimmy Page, "tocava a coisa certa na hora certa"
O guitarrista que Jimmy Page chamou de perfeito: "Sempre tocava a coisa certa"
A música de 1969 do Led Zeppelin que Jimmy Page gostaria de esquecer


