A única música de Jimmy Page e Robert Plant a ganhar um Grammy
Por João Renato Alves
Postado em 29 de novembro de 2024
Apesar da gloriosa carreira construída, o Led Zeppelin jamais foi agraciado com um Grammy. A premiação mais prestigiada da indústria musical só foi chegar às mãos de Jimmy Page e Robert Plant em 1999, por conta de uma música lançado no ano anterior com o álbum "Walking Into Clarksdale".
"Most High", primeiro single lançado para promover a obra, faturou a categoria Melhor Performance de Hard Rock. Ela venceu "Psycho Circus", do Kiss; "Fuel", do Metallica; "Do the Evolution", do Pearl Jam; e "The Dope Show", de Marilyn Manson. A composição também foi creditada ao baixista Charlie Jones e o baterista Michael Lee, que participaram das gravações.

A canção chegou ao topo da parada Mainstream Rock da Billboard, embora não tenha figurado no Billboard Hot 100, principal chart de singles dos Estados Unidos. No Reino Unido, alcançou o 26º lugar. O videoclipe, dirigido pela ítalo canadense Floria Sigismondi, contava com várias referências religiosas que faziam alusão à letra.
A letra, inclusive, conta com várias referências cristãs. Porém, ela se expressa de uma forma subversiva em comparação ao cristianismo em suas formas mais conhecidas. Os artistas se inspiraram em interpretações diferentes, incluindo a visão ocultista – campo de interesse de Page – sobre a vida e obra de Jesus.
"Walking into Clarksdale" chegou ao 3º lugar na parada britânica e 8º nos Estados Unidos, onde faturou disco de ouro. O título do álbum é uma referência à cidade americana de Clarksdale, Mississippi, considerada o berço do blues.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Nos 40 anos de "Reign in Blood" (Slayer), Dave Lombardo celebra o álbum
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto



O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
A música do Led Zeppelin que fez Jimmy Page sentir que tinha morrido e ido ao céu
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
Jimmy Page relembra capa de 1973 que o fez expulsar designer da sala: "Insulto"
Jimmy Page explica por que cada membro do Led Zeppelin tinha um símbolo
Jimmy Page, do Led Zeppelin, responde se ficava nervoso de tocar para multidões


