RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar

Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo

A canção dos anos 70 que Eric Clapton até hoje custa a acreditar que escreveu

O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"

Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra

Por que a ditadura impediu o Kiss de tocar na Argentina em 1983?

Tony Iommi tinha dúvidas quanto à participação do Black Sabbath no "Back to the Beginning"

A banda mais influente do rock alternativo dos últimos 40 anos? Barcinski explica

A relação entre Gene Simmons e um ídolo que começou com uma condenação ao inferno

O disco de Jimi Hendrix que deixou Robert Smith "ensurdecido" aos 11 anos de idade

A vingança desproporcional que Sting armou para Rod Stewart após ser provocado

A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll

O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles

Quando Peter Criss percebeu que o Kiss estava deixando de ser uma banda de rock

O lendário guitarrista irlandês que quase substituiu Mick Taylor nos Rolling Stones


Stamp

Rafael Bittencourt esclarece mais detalhes sobre suposto plágio de Adele e Martinho da Vila

Por
Postado em 22 de janeiro de 2025

No episódio mais recente do podcast Amplifica, o músico Rafael Bittencourt explicou os elementos que, segundo ele, indicariam um possível caso de plágio envolvendo as composições "Million Years Ago" de Adele e "Mulheres, interpretada por Martinho da Vila. Segundo Bittencourt, "as coincidências estruturais entre as obras são suficientemente precisas para levantar dúvidas sobre uma influência direta, embora não seja possível afirmar com certeza a intenção de reproduzir elementos específicos de outra canção."

Angra - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Gustavo Maiato
Foto: Gustavo Maiato

Durante o programa, Bittencourt comentou que foi contratado para elaboração de um laudo técnico contratado por um escritório de advocacia reconhecido, que representava interesses de compositores como Toninho Gerais – autor, entre outras, da música "Mulheres". "Fui chamado para analisar dois trabalhos musicais, e as semelhanças encontradas, tanto na progressão harmônica quanto na simetria melódica e rítmica, evidenciaram uma correspondência difícil de se justificar apenas como mera coincidência", afirmou Bittencourt.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico apontou que, no universo da composição, certos elementos – como sequências de acordes e figuras rítmicas – fazem parte do repertório universal e estão acessíveis a qualquer artista. "Não se trata de impedir o uso de uma determinada assinatura musical. A questão do plágio se instala quando se identificam, em múltiplos níveis, uma reprodução consciente de estruturas e contracantos que ultrapassam a influência comum e se aproximam de uma cópia deliberada", explicou.

Em seu depoimento, Bittencourt também destacou a dificuldade de se estabelecer um parâmetro exato para o que seria, ou não, um ato de plágio. Ele citou o exemplo de uma progressão harmônica que, quando empregada em uma música – mesmo que de forma original – pode remeter, por coincidência, a referências já estabelecidas, como a melodia de "Yesterday", dos Beatles. "Não basta a semelhança de acordes. É imprescindível identificar se a sequência possui a mesma função dentro do contexto melódico e se uma inspiração direta foi a origem do arranjo", acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao comentar o episódio, o guitarrista do Angra ressaltou ainda o desafio de traduzir conceitos complexos da teoria musical para uma linguagem acessível a juristas e não iniciados no assunto. "O laudo precisa ser compreensível para o juiz, mesmo que este não domine termos específicos como ‘síncope’ ou ‘quadratura harmônica’. Por isso, recorro a partituras e diagramas que ilustram a probabilidade matemática de ocorrer a mesma sequência em contextos distintos", detalhou.

O episódio do Amplifica abordou também referências de casos já conhecidos no meio musical, como a comparação entre a harmonia presente em "Viva la Vida", do Coldplay, e a de composições anteriores, ressaltando que o plágio – quando configura uma reprodução total e intencional – pode ser identificado, mas que a influência natural e a memória musical frequentemente geram coincidências em pequenas frações de composições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rafael Bittencourt encerrou destacando que, enquanto o laudo técnico aponta para evidências relevantes, a decisão final sobre a existência de plágio cabe ao magistrado, que precisa julgar se as semelhanças identificadas superam a margem da coincidência ou se constituem um acúmulo de referências musicais comuns. "A análise técnica é apenas uma parte da questão. A interpretação dos fatos e das intenções, que não cabe a mim determinar, permanece como uma decisão jurídica", concluiu o músico.

Confira o corte abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Foo Fighters

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS