RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Em 2004, Steppenwolf recusou uso de "Born to be Wild" em programa de Paris Hilton

Nelson Motta reflete sobre genialidade de Rita Lee: "Ela tentou se destruir a vida inteira"

Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos

4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter

Para Nicko McBrain, volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden estava "nos planos de Deus"

A canção de Jimi Hendrix que Brian May se recusou a regravar

John Corabi explica o que o fez se afastar do som do Mötley Crüe em álbum solo

Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"

Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro

Com ex e atuais membros do King Diamond, Lex Legion lança o single "Gypsy Tears"

Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing

Sonoridade melancólica do HIM está ligada à morte de cachorro de Ville Valo

"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos

"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock

O álbum de 1967 que parecia ter sido escrito para os ouvintes no futuro


Stamp

Rafael Bittencourt esclarece mais detalhes sobre suposto plágio de Adele e Martinho da Vila

Por
Postado em 22 de janeiro de 2025

No episódio mais recente do podcast Amplifica, o músico Rafael Bittencourt explicou os elementos que, segundo ele, indicariam um possível caso de plágio envolvendo as composições "Million Years Ago" de Adele e "Mulheres, interpretada por Martinho da Vila. Segundo Bittencourt, "as coincidências estruturais entre as obras são suficientemente precisas para levantar dúvidas sobre uma influência direta, embora não seja possível afirmar com certeza a intenção de reproduzir elementos específicos de outra canção."

Angra - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Gustavo Maiato
Foto: Gustavo Maiato

Durante o programa, Bittencourt comentou que foi contratado para elaboração de um laudo técnico contratado por um escritório de advocacia reconhecido, que representava interesses de compositores como Toninho Gerais – autor, entre outras, da música "Mulheres". "Fui chamado para analisar dois trabalhos musicais, e as semelhanças encontradas, tanto na progressão harmônica quanto na simetria melódica e rítmica, evidenciaram uma correspondência difícil de se justificar apenas como mera coincidência", afirmou Bittencourt.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico apontou que, no universo da composição, certos elementos – como sequências de acordes e figuras rítmicas – fazem parte do repertório universal e estão acessíveis a qualquer artista. "Não se trata de impedir o uso de uma determinada assinatura musical. A questão do plágio se instala quando se identificam, em múltiplos níveis, uma reprodução consciente de estruturas e contracantos que ultrapassam a influência comum e se aproximam de uma cópia deliberada", explicou.

Em seu depoimento, Bittencourt também destacou a dificuldade de se estabelecer um parâmetro exato para o que seria, ou não, um ato de plágio. Ele citou o exemplo de uma progressão harmônica que, quando empregada em uma música – mesmo que de forma original – pode remeter, por coincidência, a referências já estabelecidas, como a melodia de "Yesterday", dos Beatles. "Não basta a semelhança de acordes. É imprescindível identificar se a sequência possui a mesma função dentro do contexto melódico e se uma inspiração direta foi a origem do arranjo", acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao comentar o episódio, o guitarrista do Angra ressaltou ainda o desafio de traduzir conceitos complexos da teoria musical para uma linguagem acessível a juristas e não iniciados no assunto. "O laudo precisa ser compreensível para o juiz, mesmo que este não domine termos específicos como ‘síncope’ ou ‘quadratura harmônica’. Por isso, recorro a partituras e diagramas que ilustram a probabilidade matemática de ocorrer a mesma sequência em contextos distintos", detalhou.

O episódio do Amplifica abordou também referências de casos já conhecidos no meio musical, como a comparação entre a harmonia presente em "Viva la Vida", do Coldplay, e a de composições anteriores, ressaltando que o plágio – quando configura uma reprodução total e intencional – pode ser identificado, mas que a influência natural e a memória musical frequentemente geram coincidências em pequenas frações de composições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rafael Bittencourt encerrou destacando que, enquanto o laudo técnico aponta para evidências relevantes, a decisão final sobre a existência de plágio cabe ao magistrado, que precisa julgar se as semelhanças identificadas superam a margem da coincidência ou se constituem um acúmulo de referências musicais comuns. "A análise técnica é apenas uma parte da questão. A interpretação dos fatos e das intenções, que não cabe a mim determinar, permanece como uma decisão jurídica", concluiu o músico.

Confira o corte abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS