Rafael Bittencourt esclarece mais detalhes sobre suposto plágio de Adele e Martinho da Vila
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de janeiro de 2025
No episódio mais recente do podcast Amplifica, o músico Rafael Bittencourt explicou os elementos que, segundo ele, indicariam um possível caso de plágio envolvendo as composições "Million Years Ago" de Adele e "Mulheres, interpretada por Martinho da Vila. Segundo Bittencourt, "as coincidências estruturais entre as obras são suficientemente precisas para levantar dúvidas sobre uma influência direta, embora não seja possível afirmar com certeza a intenção de reproduzir elementos específicos de outra canção."

Durante o programa, Bittencourt comentou que foi contratado para elaboração de um laudo técnico contratado por um escritório de advocacia reconhecido, que representava interesses de compositores como Toninho Gerais – autor, entre outras, da música "Mulheres". "Fui chamado para analisar dois trabalhos musicais, e as semelhanças encontradas, tanto na progressão harmônica quanto na simetria melódica e rítmica, evidenciaram uma correspondência difícil de se justificar apenas como mera coincidência", afirmou Bittencourt.
O músico apontou que, no universo da composição, certos elementos – como sequências de acordes e figuras rítmicas – fazem parte do repertório universal e estão acessíveis a qualquer artista. "Não se trata de impedir o uso de uma determinada assinatura musical. A questão do plágio se instala quando se identificam, em múltiplos níveis, uma reprodução consciente de estruturas e contracantos que ultrapassam a influência comum e se aproximam de uma cópia deliberada", explicou.
Em seu depoimento, Bittencourt também destacou a dificuldade de se estabelecer um parâmetro exato para o que seria, ou não, um ato de plágio. Ele citou o exemplo de uma progressão harmônica que, quando empregada em uma música – mesmo que de forma original – pode remeter, por coincidência, a referências já estabelecidas, como a melodia de "Yesterday", dos Beatles. "Não basta a semelhança de acordes. É imprescindível identificar se a sequência possui a mesma função dentro do contexto melódico e se uma inspiração direta foi a origem do arranjo", acrescentou.
Ao comentar o episódio, o guitarrista do Angra ressaltou ainda o desafio de traduzir conceitos complexos da teoria musical para uma linguagem acessível a juristas e não iniciados no assunto. "O laudo precisa ser compreensível para o juiz, mesmo que este não domine termos específicos como ‘síncope’ ou ‘quadratura harmônica’. Por isso, recorro a partituras e diagramas que ilustram a probabilidade matemática de ocorrer a mesma sequência em contextos distintos", detalhou.
O episódio do Amplifica abordou também referências de casos já conhecidos no meio musical, como a comparação entre a harmonia presente em "Viva la Vida", do Coldplay, e a de composições anteriores, ressaltando que o plágio – quando configura uma reprodução total e intencional – pode ser identificado, mas que a influência natural e a memória musical frequentemente geram coincidências em pequenas frações de composições.
Rafael Bittencourt encerrou destacando que, enquanto o laudo técnico aponta para evidências relevantes, a decisão final sobre a existência de plágio cabe ao magistrado, que precisa julgar se as semelhanças identificadas superam a margem da coincidência ou se constituem um acúmulo de referências musicais comuns. "A análise técnica é apenas uma parte da questão. A interpretação dos fatos e das intenções, que não cabe a mim determinar, permanece como uma decisão jurídica", concluiu o músico.
Confira o corte abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Entre as 40 atrações, alguns dos destaques do Bangers Open Air 2026
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
A banda que não tinha fita demo e acabou se tornando um gigante do rock
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
Rafael Bittencourt, do Angra, assina laudo que pretende atestar plágio de Adele
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
Show do Angra no Bangers Open Air foi o mais importante na vida de Rafael Bittencourt
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


