Geddy Lee comenta o grande impacto que o Led Zeppelin teve sobre ele
Por André Garcia
Postado em 22 de abril de 2022
O Rush é considerado uma das maiores bandas do mundo por conta do primor técnico de seus integrantes. No entanto, por mais que em meados dos anos 70 tenha sido pioneiro na mistura de rock progressivo com metal, nos primórdios o trio sofria com o rótulo de "imitação de Led Zeppelin".
O Rush foi formado por Alex Lifeson (guitarra), John Rutsey (bateria) e Jeff Jones (baixo e vocal) no primeiro semestre de 1968 — quando Jimmy Page ainda era integrante do Yardbirds. Em setembro daquele mesmo ano Jones deu lugar a Geddy Lee, e quatro meses depois tudo mudou para eles com o lançamento de "Led Zeppelin" (1969).
Conforme publicado pela Louder Sound, o mago das quatro cordas relembrou o impacto daquilo sobre ele: "Eu lembro quando o primeiro álbum [do Led Zeppelin] saiu, a gente ficou esperando na loja de discos local de Willowdale [Toronto]. Eu peguei o disco, corri para casa e sentei na cama, pirando com 'Communication Breakdown'. Eles foram uma influência enorme para nós. Nós imediatamente queríamos ser eles."
Geddy Lee declarou que "What Is and What Should Never Be" foi a música que fez ele realmente querer ser baixista e estudar o instrumento. E quando Jimmy Page e companhia passaram pelo Canadá promovendo seu quarto álbum, lá estava ele. "Eu tive o prazer de assistir eles na turnê do 'Led Zeppelin IV'", contou. "Eu lembro de ter ficado completamente abismado com o peso deles".
O baixista comentou brevemente cada faixa do álbum:
Black Dog
É uma ótima música baseada em um riff, mas a confiança deles para tocar aquele riff e simplesmente deixar ele se desenrolar… e então entra Robert Plant cantando em resposta… Ninguém fazia aquilo. Ninguém tinha coragem de fazer algo como aquilo.
Rock and Roll
Talvez tenha sido o maior hit do disco, e deve ser a música que menos gosto do Led Zeppelin. É simples demais para mim, muito comercial. Eu nunca curti ela.
The Battle of Evermore
Aí então vem uma música como "Battle Of Evermore". Simplesmente mágica!
Stairway to Heaven
De um lado você tem "Stairway to Heaven" e do outro "Comfortably Numb" [do Pink Floyd], com os melhores solos de guitarra já gravados.
Misty Mountain Hop
Eu amo essa música. Basta você dizer o título em voz alta que você já consegue ouvir aquelas músicas.
Four Sticks
[Essa faixa Geddy pulou, aparentemente esqueceu de comentar.]
Going to California
Seguindo adiante vem "Going To California", linda canção, incrível.
When the Levee Breaks
E o som da bateria de "When the Levee Breaks"... O som que os bateristas vêm tentando copiar há gerações — e ainda tentam até hoje.
Quando perguntado sobre sua faixa preferida no disco, ele confessou: "Se eu tivesse que escolher uma música só… teria que ser "Stairway [to Heaven]", obviamente. Por mais difícil que seja a escolha entre ela, "When The Levee Breaks" e "Black Dog".
Apesar de ter influenciado tanto o Rush, em seu EP de covers "Feedback" (2004) não há qualquer música do Led Zeppelin. O mais perto disso é "Heart Full of Soul" e "Shapes of Things", ambas dos Yardbirds, banda onde tocava Jimmy Page, e cuja separação originou o Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps