A inspiração que Bruce Dickinson buscou na capa de um dos álbuns mais importantes da história
Por Bruce William
Postado em 11 de janeiro de 2025
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, revelou que a capa do lendário álbum de estreia do Black Sabbath foi uma grande inspiração para o conceito visual de seu mais recente trabalho solo, "The Mandrake Project".
Bruce Dickinson - Mais Novidades
Lançado em 1970, o autointitulado "Black Sabbath" apresentou ao mundo não apenas o som pioneiro do Heavy Metal, mas também uma capa que continua a fascinar gerações. A fotografia, tirada por Keith McMillan, mostra a misteriosa figura de uma mulher em preto no Mapledurham Watermill, às margens do Rio Tâmisa, na Inglaterra, criando uma atmosfera sombria que se conecta diretamente com a música.
"É um disco de rock pesado, mas não estou limitado a ter que encaixá-lo em um nicho. Tenho a liberdade de ser tão pesado quanto eu quiser e tenho a liberdade de ser pesado de formas diferentes. A chave para fazer tudo isso funcionar é ser autêntico, e não algo como, 'Oh, temos cinco minutos, o que faremos?' Escreva uma balada de merda pra colocar aí.' Nada no álbum está lá sem razão. Está tudo ali porque se encaixa com as outras coisas", disse Bruce sobre "The Mandrake Project" em conversa com a Kerrang!.
Já em entrevista ao Planet Rock, Bruce explicou como buscou recriar a sensação de mistério e imersão dessa capa para seu novo álbum. "Eu fui bem específico sobre o que eu não queria na capa. Nada dessas coisas muito manipuladas no Photoshop. Eu queria algo que fosse um quebra-cabeça. Você olha para a capa e pensa: 'Uau, o que é isso?' E então, quando olha por dentro, pensa: 'Oooh, o que está acontecendo aqui?'", contou o vocalista.
Ele destacou ainda o impacto pessoal da capa de Black Sabbath: "Para mim, uma das capas de álbum mais hipnóticas de todos os tempos é a do primeiro álbum do Black Sabbath. Eu costumava ficar olhando para ela por horas, pensando: 'O que está acontecendo ali?'". Bruce buscou trazer essa mesma sensação de enigma e profundidade visual para "The Mandrake Project".
Para Dickinson, a arte da capa é tão importante quanto a música que ela representa. "A arte da capa é uma expressão tão importante quanto a música. Se você consegue capturar essa sensação de mistério e imersão, vale muito a pena", concluiu, deixando claro que, assim como o álbum do Black Sabbath marcou uma era, Bruce espera que sua obra também deixe uma impressão duradoura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps