Mulher da capa do primeiro álbum do Black Sabbath é descoberta 50 anos depois
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 15 de fevereiro de 2020
Apesar do álbum de estreia do Black Sabbath ser um dos mais icônicos da história do rock e considerado por muitos o "marco zero" do heavy metal, praticamente ninguém sabia quem era a mulher que estampava a capa. A imagem assustadora foi feita em frente ao Mapledurham, situado no rio Tâmisa, em Oxfordshire, Inglaterra.
O segredo foi encerrado por uma reportagem da revista "Rolling Stone". Após irem atrás de Keith "Keef" Macmillan, artista responsável pela capa, eles descobriram que a modelo se chamava Louisa Livingstone - nem mesmo os integrantes do Black Sabbath sabiam quem ela era, embora achassem que o nome da mulher fosse Louise e citassem que, em determinada ocasião no passado, ela chegou a visitá-los no camarim de um show, se apresentando aos músicos.
Black Sabbath - Mais Novidades
Durante sua entrevista, Keith "Keef" Macmillan contou que nunca deu nenhuma entrevista por vontade própria sobre a capa do álbum. No passado, ele falou do assunto somente em outras duas ocasiões, sem dar muitas informações.
Keef disse que ficou impressionado com a sonoridade obscura do Black Sabbath e quis reproduzir isso na capa. Louisa Livingstone foi contratada para uma sessão de fotos e o artista visual disse que chegou a trabalhar em um set onde ela aparecia nua, mas abandonou a ideia.
"Ela não estava usando nenhuma outra peça de roupa embaixo daquela capa, pois estávamos fazendo algumas coisas um pouco mais arriscadas. Porém, decidimos que nenhuma opção havia funcionado.. Qualquer sensualidade tiraria aquele clima agourento", afirmou.
Também foi revelado por que Louisa Livingstone foi contratada e o motivo é curioso: ela mede cerca de 1,50m. Para a capa, Keef queria que tudo parecesse enorme em volta dela.
Louisa Livingstone, que disse que nunca havia concedido nenhuma entrevista sobre a capa do álbum de estreia do Black Sabbath, se lembra pouco daquela sessão fotográfica. Ela revelou que a recordação mais vívida é do frio que sentia na ocasião.
"Tive que acordar por volta das 4h da madrugada. Keith estava correndo com gelo seco, jogando na água. Não parecia estar funcionando, então, ele acabou usando uma máquina de fumaça. Foi apenas: 'fique parada aí e faça tal coisa'", disse.
A modelo fotográfica não tem qualquer relação com o heavy metal além da capa do álbum de estreia do Black Sabbath - e do encarte de "Jazz", disco do Queen, onde, de fato, aparece nua. Além de se definir como atriz e astróloga, ela tem um projeto de música eletrônica, chamado Indreba.
Na época, Louisa Livingstone tinha entre 18 e 19 anos de idade. Hoje, passadas cinco décadas, estima-se que ela esteja com quase 70 anos.
Black Sabbath: Quem é a mulher na capa do primeiro álbum?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal

Artista visual do primeiro álbum do Black Sabbath queria que mulher da capa ficasse nua
Bruxa da capa de disco do Black Sabbath aparece nua em disco do Queen
Jovens sem noção vandalizam o lugar da capa de estreia do Black Sabbath

Black Sabbath começou como um sexteto e tinha saxofonista em sua formação
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo


