Mulher da capa do primeiro álbum do Black Sabbath é descoberta 50 anos depois
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 15 de fevereiro de 2020
Apesar do álbum de estreia do Black Sabbath ser um dos mais icônicos da história do rock e considerado por muitos o "marco zero" do heavy metal, praticamente ninguém sabia quem era a mulher que estampava a capa. A imagem assustadora foi feita em frente ao Mapledurham, situado no rio Tâmisa, em Oxfordshire, Inglaterra.
O segredo foi encerrado por uma reportagem da revista "Rolling Stone". Após irem atrás de Keith "Keef" Macmillan, artista responsável pela capa, eles descobriram que a modelo se chamava Louisa Livingstone - nem mesmo os integrantes do Black Sabbath sabiam quem ela era, embora achassem que o nome da mulher fosse Louise e citassem que, em determinada ocasião no passado, ela chegou a visitá-los no camarim de um show, se apresentando aos músicos.
Black Sabbath - Mais Novidades
Durante sua entrevista, Keith "Keef" Macmillan contou que nunca deu nenhuma entrevista por vontade própria sobre a capa do álbum. No passado, ele falou do assunto somente em outras duas ocasiões, sem dar muitas informações.
Keef disse que ficou impressionado com a sonoridade obscura do Black Sabbath e quis reproduzir isso na capa. Louisa Livingstone foi contratada para uma sessão de fotos e o artista visual disse que chegou a trabalhar em um set onde ela aparecia nua, mas abandonou a ideia.
"Ela não estava usando nenhuma outra peça de roupa embaixo daquela capa, pois estávamos fazendo algumas coisas um pouco mais arriscadas. Porém, decidimos que nenhuma opção havia funcionado.. Qualquer sensualidade tiraria aquele clima agourento", afirmou.
Também foi revelado por que Louisa Livingstone foi contratada e o motivo é curioso: ela mede cerca de 1,50m. Para a capa, Keef queria que tudo parecesse enorme em volta dela.
Louisa Livingstone, que disse que nunca havia concedido nenhuma entrevista sobre a capa do álbum de estreia do Black Sabbath, se lembra pouco daquela sessão fotográfica. Ela revelou que a recordação mais vívida é do frio que sentia na ocasião.
"Tive que acordar por volta das 4h da madrugada. Keith estava correndo com gelo seco, jogando na água. Não parecia estar funcionando, então, ele acabou usando uma máquina de fumaça. Foi apenas: 'fique parada aí e faça tal coisa'", disse.
A modelo fotográfica não tem qualquer relação com o heavy metal além da capa do álbum de estreia do Black Sabbath - e do encarte de "Jazz", disco do Queen, onde, de fato, aparece nua. Além de se definir como atriz e astróloga, ela tem um projeto de música eletrônica, chamado Indreba.
Na época, Louisa Livingstone tinha entre 18 e 19 anos de idade. Hoje, passadas cinco décadas, estima-se que ela esteja com quase 70 anos.
Black Sabbath: Quem é a mulher na capa do primeiro álbum?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Artista visual do primeiro álbum do Black Sabbath queria que mulher da capa ficasse nua
Bruxa da capa de disco do Black Sabbath aparece nua em disco do Queen
Jovens sem noção vandalizam o lugar da capa de estreia do Black Sabbath
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
O momento mais difícil da carreira de Geezer Butler, segundo ele mesmo


