A banda que Pete Townshend gostava tanto que ele faltava a shows do The Who para ir ver
Por Bruce William
Postado em 09 de fevereiro de 2025
Pete Townshend, guitarrista e principal compositor do The Who, sempre foi conhecido por suas opiniões fortes sobre algumas bandas hoje consideradas clássicas e seu envolvimento profundo com a cena musical britânica. Mas ele, por outro lado, não esconde sua admiração por outras bandas que moldaram o cenário da época. Uma delas foi o Pink Floyd, que impactou Townshend a ponto de fazê-lo faltar a compromissos com sua própria banda para assistir a seus shows.
Who - Mais Novidades
"Vi pela primeira vez o Pink Floyd durante as férias de Natal em 1966 no UFO Club em Londres. Era um local grande. Syd Barrett estava na guitarra na época, ele era surpreendente, toda a banda era maravilhosa, Roger (Waters) tinha uma presença muito impressionante, e seu som era arrepiante, cósmico e envolvente. Você podia dançar com eles, o que era meio comum na era psicodélica, você tinha que dançar daquele jeito", disse Townshend no discurso de indução do Pink Floyd ao Hall da Fama Britânico, em 2005.
Ele também revelou que sua fascinação pela banda o fez até mesmo faltar a um show do The Who. "Assistir um show do Pink Floyd foi a única coisa que me fez faltar a um show do The Who, além de acidentes de carro ou doenças sérias. Em 20 de janeiro de 1967, deixei de comparecer a um show do The Who em Morecambe para levar o já famoso Eric Clapton para ver Syd Barrett tocar guitarra com o Pink Floyd. Em outra ocasião, fui até Los Angeles para levar Nicolas Roeg, o diretor de cinema, para ver 'The Wall', isso em fevereiro de 1980."
A relação de Townshend com o Pink Floyd não era apenas uma admiração distante. Segundo sua autobiografia "Who I Am", lançada em 2012, sua paixão pela banda surgiu depois de assistir a um show sob efeito de alucinógenos no início de 1967. A experiência parece ter sido decisiva para que ele enxergasse o Pink Floyd como uma das bandas mais importantes daquele momento.
Mesmo sendo um dos nomes mais inovadores do rock britânico, Pete Townshend não teve receio de reconhecer o impacto que o Pink Floyd teve em sua jornada musical. Seja por seu som envolvente ou pela genialidade de Syd Barrett, a banda foi uma das poucas que o levaram a trocar o palco pela plateia - algo que, vindo dele, diz muito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
Twisted Sister anuncia box-set com seus cinco álbuns de material inédito
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
O clássico do The Who que deixava Roger Daltrey puto por um motivo bem específico
A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis


