A banda que Pete Townshend gostava tanto que ele faltava a shows do The Who para ir ver
Por Bruce William
Postado em 09 de fevereiro de 2025
Pete Townshend, guitarrista e principal compositor do The Who, sempre foi conhecido por suas opiniões fortes sobre algumas bandas hoje consideradas clássicas e seu envolvimento profundo com a cena musical britânica. Mas ele, por outro lado, não esconde sua admiração por outras bandas que moldaram o cenário da época. Uma delas foi o Pink Floyd, que impactou Townshend a ponto de fazê-lo faltar a compromissos com sua própria banda para assistir a seus shows.
Who - Mais Novidades
"Vi pela primeira vez o Pink Floyd durante as férias de Natal em 1966 no UFO Club em Londres. Era um local grande. Syd Barrett estava na guitarra na época, ele era surpreendente, toda a banda era maravilhosa, Roger (Waters) tinha uma presença muito impressionante, e seu som era arrepiante, cósmico e envolvente. Você podia dançar com eles, o que era meio comum na era psicodélica, você tinha que dançar daquele jeito", disse Townshend no discurso de indução do Pink Floyd ao Hall da Fama Britânico, em 2005.
Ele também revelou que sua fascinação pela banda o fez até mesmo faltar a um show do The Who. "Assistir um show do Pink Floyd foi a única coisa que me fez faltar a um show do The Who, além de acidentes de carro ou doenças sérias. Em 20 de janeiro de 1967, deixei de comparecer a um show do The Who em Morecambe para levar o já famoso Eric Clapton para ver Syd Barrett tocar guitarra com o Pink Floyd. Em outra ocasião, fui até Los Angeles para levar Nicolas Roeg, o diretor de cinema, para ver 'The Wall', isso em fevereiro de 1980."
A relação de Townshend com o Pink Floyd não era apenas uma admiração distante. Segundo sua autobiografia "Who I Am", lançada em 2012, sua paixão pela banda surgiu depois de assistir a um show sob efeito de alucinógenos no início de 1967. A experiência parece ter sido decisiva para que ele enxergasse o Pink Floyd como uma das bandas mais importantes daquele momento.
Mesmo sendo um dos nomes mais inovadores do rock britânico, Pete Townshend não teve receio de reconhecer o impacto que o Pink Floyd teve em sua jornada musical. Seja por seu som envolvente ou pela genialidade de Syd Barrett, a banda foi uma das poucas que o levaram a trocar o palco pela plateia - algo que, vindo dele, diz muito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Ex-guitarrista do Scorpions, Uli Jon Roth se apresentará em São Paulo em janeiro
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Lita Ford lança "Dracula", sua primeira música inédita desde 2012
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
Motionless in White se apresentará no Brasil em março de 2027
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
Saxon lança "Medusa", faixa de seu próximo disco de estúdio
Bruce Dickinson tocará músicas inéditas em sua próxima turnê, anunciada nesta terça-feira
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
O único pedido de desculpas que Gene Simmons fez na vida, segundo Desmond Child
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
O pior disco do Kiss: Paul Stanley escolhe dois, e Marty Friedman discorda

A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
Festival Best of Blues and Rock anuncia shows de Simon Townshend
O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O som que Pete Townshend diz que criou e depois entregou para Queen, U2 e Springsteen
Os dois clássicos do rock que Ian Anderson do Jethro Tull acha genéricos demais
A prática pretensiosa que The Who odeia em shows: "Não precisa; que monte de besteira"


