A banda que Pete Townshend gostava tanto que ele faltava a shows do The Who para ir ver
Por Bruce William
Postado em 09 de fevereiro de 2025
Pete Townshend, guitarrista e principal compositor do The Who, sempre foi conhecido por suas opiniões fortes sobre algumas bandas hoje consideradas clássicas e seu envolvimento profundo com a cena musical britânica. Mas ele, por outro lado, não esconde sua admiração por outras bandas que moldaram o cenário da época. Uma delas foi o Pink Floyd, que impactou Townshend a ponto de fazê-lo faltar a compromissos com sua própria banda para assistir a seus shows.
Who - Mais Novidades
"Vi pela primeira vez o Pink Floyd durante as férias de Natal em 1966 no UFO Club em Londres. Era um local grande. Syd Barrett estava na guitarra na época, ele era surpreendente, toda a banda era maravilhosa, Roger (Waters) tinha uma presença muito impressionante, e seu som era arrepiante, cósmico e envolvente. Você podia dançar com eles, o que era meio comum na era psicodélica, você tinha que dançar daquele jeito", disse Townshend no discurso de indução do Pink Floyd ao Hall da Fama Britânico, em 2005.
Ele também revelou que sua fascinação pela banda o fez até mesmo faltar a um show do The Who. "Assistir um show do Pink Floyd foi a única coisa que me fez faltar a um show do The Who, além de acidentes de carro ou doenças sérias. Em 20 de janeiro de 1967, deixei de comparecer a um show do The Who em Morecambe para levar o já famoso Eric Clapton para ver Syd Barrett tocar guitarra com o Pink Floyd. Em outra ocasião, fui até Los Angeles para levar Nicolas Roeg, o diretor de cinema, para ver 'The Wall', isso em fevereiro de 1980."
A relação de Townshend com o Pink Floyd não era apenas uma admiração distante. Segundo sua autobiografia "Who I Am", lançada em 2012, sua paixão pela banda surgiu depois de assistir a um show sob efeito de alucinógenos no início de 1967. A experiência parece ter sido decisiva para que ele enxergasse o Pink Floyd como uma das bandas mais importantes daquele momento.
Mesmo sendo um dos nomes mais inovadores do rock britânico, Pete Townshend não teve receio de reconhecer o impacto que o Pink Floyd teve em sua jornada musical. Seja por seu som envolvente ou pela genialidade de Syd Barrett, a banda foi uma das poucas que o levaram a trocar o palco pela plateia - algo que, vindo dele, diz muito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Pearl Jam sobe ao palco pela primeira vez com Abe Laboriel Jr. na bateria
O grande clássico do Metallica em que Kirk Hammett não tocou uma única nota
A única banda de metal que nem o Metallica conseguiu superar, conforme Regis Tadeu
A música que fracassou em inglês e virou um hit nacional dos anos 1960
A maior e melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
A canção dos anos sessenta que fez Iggy Pop se livrar do blues e virar um "monstro"
Turnê de despedida do Megadeth ainda não começou, segundo Dirk Verbeuren
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
A canção polêmica que o Guns N' Roses tocou só duas vezes e abandonou; "Ninguém entendeu"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A música de Renato Russo que ganhou prêmio de solo de guitarra sem ter guitarra
Com ex-membros do Primal Fear e Gamma Ray, Fearless V anuncia primeiro álbum

O clássico do The Who que deixava Roger Daltrey puto por um motivo bem específico
A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
O misterioso nome que aparece nos créditos de "Tommy", clássico do The Who
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção do The Who que Pete Townshend achava horrível e acabou vendendo mais de 1 milhão
A música que, para Pete Townshend, herdou o papel rebelde do rock and roll
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
"The Who nunca mais foi o mesmo após Keith Moon falecer", admite Roger Daltrey
Ozzy diz que metal não começou com "Helter Skelter", dos Beatles, e cita responsáveis


