Pete Townshend relembra a primeira vez que assistiu o Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 14 de fevereiro de 2022
Pete Townshend, guitarrista do The Who, é conhecido por ter opiniões fortes e sinceras ao expressar seus sentimentos, tanto ao amar quanto ao odiar. Pelo Pink Floyd, o que ele sempre teve foi admiração.
Não foi por acaso a banda ter sido indicada ao UK Music Hall of Fame em 2005 justamente por ele, que declarou: "A primeira vez que vi o Pink Floyd foi no feriado do Natal, em 1966, no UFO Club, em Londres."
Conforme publicado pelo site faroutmagazine.uk, Pete relembrou que na época brilhava seu enigmático e hipnótico líder, guitarrista e vocalista. "Era Syd Barrett na guitarra na época, impressionante, a banda toda estava ótima, simplesmente ótima."
Outro integrante que chamou sua atenção foi o baixista Roger Waters, com "uma impressionante, extraordinária presença, dava para ver que ele era a força motriz por trás da banda."
O guitarrista exaltou o "som cósmico, que ia rodopiando e se desenvolvendo", mas ao mesmo tempo dava para dançar, "o que era fundamental na era psicodélica". É inegável que o surgimento do Pink Floyd influenciou o The Who a partir dali, tanto na busca pela sonoridade progressiva quanto pela estética.
Uma curiosidade é que a única vez que ele faltou um show do The Who (exceto por acidente ou doença) foi justamente para ir a um show do Pink Floyd: "Em 20 de janeiro de 1967 eu furei um show do The Who no Morecambe para levar Eric Clapton para ver aquele tal de Syd Barrett tocar."
A autobiografia de Pete Townshend, Who I am, lançada em 2012, confirma o fato dizendo que ele se apaixonou pelo Pink Floyd ao tomar um alucinógeno no show da banda no começo de 1967.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps