A autocrítica de Humberto Gessinger ao analisar qualidade do rock nacional dos anos 2000
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de março de 2025
O vocalista e ex-líder dos Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger, refletiu sobre o cenário do rock nacional dos anos 2000 e a percepção de que o gênero perdeu espaço na mídia. Em entrevista ao canal Blog na Mira, resgatada do ano de 2014, ele contestou a ideia de que a qualidade das bandas tenha diminuído ao longo dos anos e questionou a postura dos ouvintes:

"Vejo uma molecada que não viveu os anos 1980 sentir saudades dos anos 1980. Isso, por um lado, me deixa muito orgulhoso, por outro lado, me dá uma certa angústia. É muito pouco provável que tenha diminuído a qualidade. Talvez, o que tenha acontecido seja a diminuição do espaço para as bandas de qualidade mostrarem seus trabalhos. Ao invés de ficar reclamando do sistema, das rádios e gravadoras, acho melhor fazer uma autocrítica e questionar a nós mesmos como ouvintes. Talvez estejamos sendo menos generosos e mais preguiçosos para ouvir novas bandas."
Humberto Gessinger e o rock fora da mídia
Nos últimos anos, Gessinger tem defendido que o fato de o rock ter perdido espaço na grande mídia não é necessariamente algo ruim. Em entrevista resgatada pelo perfil Rock Espírito Santo (via Igor Miranda), ele afirmou:
"No meu caso, graças a Deus que perdeu espaço. Nunca me senti tão à vontade quanto me sinto hoje em dia fazendo minha música. O que acontece hoje é que não tem mais um tipo de som hegemônico, são vários tipos de som. E eu acho muito mais interessante o mundo assim do que com aquelas grandes zonas, 'ah, esse ano é rock, esse ano é lambada'. Hoje, a gente pode chegar direto aos nossos fãs."
O músico também observou que, ao longo dos anos, ficou mais difícil para bandas novas trabalharem apenas com músicas autorais, algo que no passado era mais comum. "Lembro que, quando comecei, a primeira vez que fiz um cover eu já tinha três discos de ouro pendurados na minha parede. Hoje, é praticamente impossível uma banda começar um trabalho 100% autoral sem ter que fazer cover. Talvez estejamos mais seduzidos por carinhas bonitas e discursos fáceis."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Quando Humberto Gessinger seguiu os passos de Cazuza e Renato Russo na crítica social
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
O elogio do genro sueco que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço do Brasil
A única música de Humberto Gessinger com letra escrita pelo genial Cazuza


