RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John 5 defende entrada do Mötley Crüe no Rock and Roll Hall of Fame

O ícone mundial da música que Paul McCartney não conheceu; "quase consegui uma ou duas vezes"

Creed anuncia atrações da edição 2026 do festival "Summer Of '99 And Beyond"

As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo

O álbum de John Lennon que foi tão bom quanto qualquer coisa dos Beatles, e ele sabia disso

A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil

Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima

Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor

Axel Rudi Pell lança música inédita e anuncia seu novo disco, que será lançado em março

Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições

Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico

O curioso motivo de por que The Who quebrava instrumentos, segundo Peter Townshend

As músicas do Red Hot Chili Peppers que Flea sofre pra tocar ao vivo; "preciso mesmo aquecer"

Como Ozzy Osbourne inspirou Marcus King a ficar sóbrio

Pior parte de deixar o Sepultura foi o afastamento de Iggor, diz Max Cavalera


Stamp
Bangers Open Air

O elogio do genro sueco que fez Humberto Gessinger refletir sobre traço do Brasil

Por
Postado em 12 de outubro de 2025

Em entrevista ao canal Music es un Voyage, o cantor e compositor Humberto Gessinger compartilhou um momento curioso e sensível de sua vida pessoal que acabou se transformando em uma reflexão profunda sobre o Brasil, a arte e o modo como enxergamos o que está à nossa volta.

Durante o bate-papo, o ex-líder dos Engenheiros do Hawaii contou que seu genro, o músico sueco David Lidberg, marido de sua filha Clara, fez uma observação simples, mas que mexeu com ele. Ao visitar Porto Alegre pela primeira vez, Lidberg comentou sobre as árvores da cidade - um detalhe cotidiano que Gessinger, morando há anos no mesmo apartamento, nunca havia notado com atenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução - Gessinger Trio
Foto: Reprodução - Gessinger Trio

"Quando eu me lembro que a primeira vez que o David - o marido da Clara - foi pra cá, ele falou das árvores, assim, né? Eu disse: 'Caramba, eu vivo nesse apartamento há dez anos e nunca tinha visto essas árvores'. De fato, a gente enxerga assim... às vezes tu toma como uma coisa: 'Ah, isso aqui vai sempre existir'. Não, não vai sempre. A gente tem que ser grato a isso também."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A fala surgiu no meio de uma longa reflexão sobre o mundo contemporâneo, a indústria musical e a falta de "espaços vazios" - algo que, segundo Gessinger, empobrece a humanidade. Ele comparou as cidades modernas a um lugar onde já não há mais terrenos baldios, metáfora para a ausência de pausa e contemplação na vida urbana.

"Eu vejo o mundo hoje que nem uma cidade. A cidade antigamente tinha terrenos baldios, né? Tinha um prédio, aí tu pensava: 'O que será que tem ali?'. Não tem mais isso. Não tem pausa. É tudo quantificado e feito pra render. Ainda mais em países periféricos como o nosso."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O músico, que sempre usou metáforas urbanas em suas letras - de "Infinita Highway" a "O Papa é Pop" -, aproveitou o gancho para defender a importância de olhar com mais carinho para as pequenas riquezas brasileiras, tanto culturais quanto humanas.

"Quando eu tô aqui, eu sinto, [__] cara, a gente tem que cuidar pra não perder a humanidade. Porque a gente tem tanta coisa bonita, assim, riqueza, mais até do que países tão frios."

A crítica de Humberto Gessinger aos streamings

Antes dessa passagem pessoal, Gessinger havia feito uma crítica à forma como o streaming mudou a relação das pessoas com a música. Apesar de reconhecer as vantagens do acesso ilimitado, o cantor lamentou o impacto do modelo sobre a experiência de escuta e sobre o valor artístico da obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Essa coisa do streamer é uma merda do ponto de vista da música, né, cara? Mas eu uso aquilo 34 horas por dia. Tenho acesso a coisas que nunca teria nos tempos analógicos. Mas do ponto de vista de negócio, é uma merda. Aliás, o que hoje não é uma merda do ponto de vista de negócio?"

O compositor lembrou da época em que discos saíam de catálogo e se tornavam raros, o que tornava a música algo mais valioso e menos efêmero. Hoje, tudo está disponível o tempo todo - algo que, paradoxalmente, diminui o encanto.

Na conversa, Gessinger também estendeu sua crítica à forma como as cidades são pensadas. Ele usou o exemplo de Estocolmo - cidade onde mora o genro - para comentar sobre a importância de planejar o espaço urbano como um todo, e não de forma individualista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Tem alguém pensando na cidade como um todo. Não pode ser cada um que comprou dois metros desse negócio aqui querer fazer o que quiser, entendeu? É que nem tu querer sair pelo lado que tu quiser da rua. Não dá. Essa rua só vai pra lá porque alguém parou, estudou, pensou no todo. Essa pequena liberdadezinha, na verdade, é uma escravidão maior."

O músico, conhecido por seu olhar filosófico e por letras que misturam poesia e urbanidade, encerrou o assunto com uma reflexão sobre a arte e seu poder de conexão. Para ele, a música continua sendo a forma mais direta de tocar o íntimo das pessoas, muito mais que o audiovisual.

"Tu te emociona com 16 segundos de Eleanor Rigby e tá chorando, velho. Isso é música. Acho que ela tem essa força por si só. A música cria conexões profundas com o que há de mais íntimo em nós."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Confira a entrevista completa abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS