Vocalista do Opeth conta como foi tocar um violão de Kurt Cobain que dizem ser assombrado
Por André Garcia
Postado em 18 de abril de 2025
Opeth é uma banda de metal progressivo da Suécia, formada em 1990. Desde (praticamente) o começo até hoje seu vocalista (e guitarrista e principal compositor) é Mikael Åkerfeldt.
Conforme publicado pela Alternative Nation, recentemente ele teve a oportunidade de visitar a fábrica da Martin — uma das mais tradicionais marcas de violão do mundo —, sediada na nos Estados Unidos, na Pennsylvania. Nessa visita ele pôde tocar instrumentos únicos, como um violão que pertenceu a Kurt Cobain, e dizem ser assombrado:
"O violão estava muito ferrado, não me pareceu ser lá muito bom. Não tinha nada de especial, a não ser o fato de ter pertencido a Kurt. Alguém nos disse que aquele violão era mal-assombrado, pois quem o possuía acabava sofrendo algum acidente. Para mim, era só um violão normal!"

É importante esclarecer que não se trata do violão tocado por Kurt no acústico do Nirvana. O violão do acústico também era um Martin (modelo D-18E, de 1959); mas, segundo a Guitar, esse foi leiloado em 2020 pela "bagatela" de 6 milhões de dólares. O comprador foi Peter Freedman, fundador da marca de microfones RØDE. O valor do arremate superou aquele pelo qual havia sido leiloado em 2019 a icônica stratocaster preta usada por David Gilmour no auge do Pink Floyd.
Outro instrumento único que Åkerfeldt tocou na fábrica da Martin foi um violão do século XIX:
"Toquei um violão dos anos 1800. Fiquei até com medo!
Eles seguraram para mim, e eu fiquei me afastando cada vez mais. É de valor inestimável, sabe? Não sei nem qual seria seu valor em dinheiro, mas é um artefato [raro]. Fico nervoso com esse tipo de coisa, mas toquei com ele!"
E, voltando ao assunto coisas assombradas, quem curtia esse papo era Jimmy Page. Tanto que ele até já morou em uma mansão que pertenceu ao ocultista Aleister Crowley — local onde, após sua morte, foram relatados acontecimentos sobrenaturais sinistros:
"As más vibrações já estavam lá. Um homem foi decapitado lá, então às vezes você ouvia a cabeça dele rolando pelas escadas. Claro, depois de Crowley tiveram suicídios, gente que foi parar em hospícios…"
Após ser vendida por Page em 1992, a mansão misteriosamente pegou fogo em 2015 e 2019. Depois disso ela foi adquirida por uma fundação, que deu início a obras de restauração e, em 2023, foi aberta ao público para visitação. Tem coragem?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
Lesão tira baterista Charlie Benante de shows do Anthrax até o próximo mês
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"


Billy Corgan recorda primeira vez que ouviu "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
"Rock Against Reagan", o festival que mudou a vida de Dave Grohl
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
A frase desesperada de Dave Grohl para tentar evitar a morte de Kurt Cobain
A banda desconhecida que está por trás de boa parte do som pesado dos últimos 40 anos
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
O ídolo do rock dos anos 90 com quem Eric Clapton se identificava; "muito talentoso"
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"


