Fãs do Metallica pulando provocam um mini terremoto em show nos EUA
Por André Garcia
Postado em 20 de maio de 2025
Hipérbole é a figura de linguagem em que um exagero é usado de forma intencional para enfatizar uma ideia, sentimento ou ação. Um exemplo de seu uso é, por exemplo, sair de um show de metal dizendo que a banda fez o chão tremer. Graças ao Metallica isso não é mais uma hipérbole, agora é literal.
O Metallica na semana passada, mais especificamente no dia 7 de maio, tocou no Lane Stadium, na Virginia, Estados Unidos. Conforme publicado pela Billboard a banda provocou um mini terremoto com seus fãs pulando ao som do riff de abertura daquele que é o seu maior hit: "Enter Sandman".


A vibração do solo chamou atenção do Observatório Sísmico da universidade Virginia Tech, que o considerou um abalo sísmico de pequena escala — ou seja, um mini terremoto; prontamente apelidado Metallica Quake. Especialistas acreditam ter sido causado por 60 mil pessoas pulando sincronizadamente ao som da mesma batida.
O site oficial da Virginia Tech informou:
"O Metallica guardou 'Enter Sandman' para a última música da noite. E ela não decepcionou, sacudindo o Lane Stadium com tanta força que foi registrada no helicóptero do Observatório Sismológico da Virginia Tech. Nada se compara à experiência ao vivo, mas este vídeo com várias câmeras compartilhado pela banda chega bem perto."

Segundo Martin Chapman, pesquisador do Observatório, o tremor não chegou a ser suficiente para ser sentido for do show e muito menos para oferecer algum risco:
"A magnitude teria sido menor que 1.0. Muito pequena para ser sentida mesmo a apenas um quilômetro de distância."
Segundo o site Setlist.fm "Enter Sandman" é a 6ª música mais tocada ao vivo pelo Metallica, e esteve presente no repertório de todas as turnês feitas pela banda desde seu lançamento, em 1991.
Mas, se a banda toca essa música regularmente há mais de 20 anos… porque só agora foi registrado um abalo sísmico? A explicação pode ter sido a energia extra dos fãs locais. "Enter Sandman" há anos tem sido usada pelo time amador de futebol americano da Virginia Tech. Sempre que seus jogadores entram em campo, toca nos alto-falantes do estádio do riff principal dessa música, o que sempre levanta a torcida.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps