O brutal show de metal onde Rick Rubin quase morreu; "Ficamos presos e sufocando"
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2025
Rick Rubin é um dos maiores produtores da história, mas sua trajetória é cheia de eventos improváveis. No início dos anos 1980, ele já havia revolucionado o hip-hop ao co-fundar a Def Jam e lançar Public Enemy e Beastie Boys. Ainda assim, seu coração estava no rock. Quando ouviu falar de uma nova banda da Califórnia que misturava a fúria do punk com o peso do metal, ele foi conferir pessoalmente. O nome era Slayer.
A banda já tinha dois álbuns, incluindo "Hell Awaits", e começava a ganhar notoriedade na cena underground. Rubin ficou fascinado com a intensidade dos shows ao vivo. Segundo ele, não era apenas música — era um tipo de energia destruidora que não se via em nenhum outro lugar. Ao assistir a um show no lendário clube L'Amour, no Brooklyn, ele entendeu o que o Slayer era capaz de provocar. E quase não saiu vivo de lá.

Rubin relembrou a experiência em entrevista à Revolver. "Eu estava atrás da mesa de som, contra uma parede no fundo do salão", contou, de acordo com reprodução publicada na Far Out. "A banda começou a primeira 'música' e a plateia enlouqueceu. A mesa de som, que era pesada e enorme, foi empurrada para trás. Eu e o técnico de som ficamos prensados contra a parede, com os botões enfiados nas laterais do rosto. Ficamos presos e sufocando". Por sorte, os dois saíram ilesos.
Aquela violência crua, canalizada pelo público, foi o que Rubin quis capturar no estúdio. Ele não queria só um álbum — queria registrar aquela descarga de adrenalina, caos e brutalidade. O resultado foi "Reign in Blood", lançado em 1986, com pouco mais de 28 minutos de pura agressividade. Considerado um marco do thrash metal, o disco ajudou a definir o som do Slayer e mostrou o que Rubin podia fazer fora do hip-hop.
Desde então, Rick Rubin seguiria envolvido com nomes do metal e do rock, mas aquele primeiro contato com o Slayer foi decisivo. Não só selou sua entrada no gênero pesado como também mostrou que ele estava disposto a ir longe — até mesmo ser esmagado contra uma parede — para entender o que fazia uma banda soar como nenhuma outra.
E, de certa forma, essa foi a assinatura dele desde sempre: encontrar o caos bruto e transformá-lo em algo impossível de ignorar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A reação das divas do metal a cantora de death metal que venceu concurso de Miss
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor

Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986
Slayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo


