A banda que foi a primeira de thrash metal segundo Rick Rubin: "Sangue, vísceras e Satã"
Por André Garcia
Postado em 24 de abril de 2025
O metal surgiu na década de 70 na Inglaterra, pelas mãos de bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, e Black Sabbath — e posteriormente Judas Priest e Iron Maiden. O metal só foi realmente se estabelecer nos Estados Unidos no começo da década seguinte, com as bandas de Los Angeles que faziam o que veio a ser batizado como thrash metal — uma versão mais extrema do metal que misturava a velocidade do punk com os riffs da nwonhm (new wave of british heavy metal — ou a jovem guarda do metal britânico).
Slayer - Mais Novidades
O thrash permaneceu no underground até que o Metallica em 1986 fez sucesso comercial com "Master of Puppets" e, com sua formação clássica no auge, fez uma turnê pelos Estados Unidos abrindo para Ozzy Osbourne. A partir dali, a porteira foi aberta para que bandas como Anthrax, Megadeth e Slayer emplacassem com "Among the Living", "Peace Sells… but Who's Buying?" e "Reign in Blood". Depois disso, o thrash metal conquistou fãs por todo o mundo.
Portanto, muitos consideram o Metallica a primeira banda de thrash — por ter sido a que colocou as demais no mapa do metal. Conforme publicado pela Far Out Magazine, no entanto, o produtor Rick Rubin discorda disso. Para ele os verdadeiros pioneiros do thrash foram Tom Araya, Kerry King, Jeff Hanneman e Dave Lombardo:
"O Slayer foi meio que a primeira banda de death metal ou thrash (não sei qual é o rótulo correto). O Metallica e eles estavam surgindo ao mesmo tempo, mas o Metallica era muito diferente em termos de letras: já o Slayer era mais sangue, vísceras e Satã."
No começo de sua discografia, o Slayer trabalhou com o produtor Brian Slagel por dois álbuns, um EP e um disco ao vivo. Mas foi só ao trabalhar com Rick Rubin no "Reign in Blood" (1986) que a banda foi realmente encontrar sua sonoridade clássica. Conquistando fãs e críticos, foi o responsável por levar o quarteto ao mainstream.
Inclusive, depois que o Slayer cresceu Rick Rubin foi a um dos shows deles — e disse que lá encontrou um pandemônio tamanho que chegou a pensar que ia morrer lá:
"Foi em um show do Slayer no L'Amours, em Brooklyn — uma antiga discoteca que se tornou point do metal em Nova Iorque. O metal nunca fez cena em Manhattan, sempre prosperou na periferia. Eu estava atrás da mesa de som no chão, atrás da plateia e encostado na parede do fundo, abaixo do mezanino. A banda começou a tocar a música de abertura e o público ficou tão enlouquecido, se movendo em todas as direções, que a pesada mesa de som dos anos 70 foi empurrada para trás e para cima: o técnico de som e eu ficamos presos contra a parede, com os botões da mesa pressionando os lados de nossos rostos. Ficamos encurralados e sufocados. Felizmente, sobrevivemos para presenciar muitos e muitos outros eventos 'atípicos' em shows do Slayer."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock

Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
A melhor música do Slayer, na opinião de Mateus Ribeiro
A melhor música do Slayer, segundo o Heavy Consequence
O clássico do metal que, para Lemmy, passava uma mensagem equivocada
O álbum do Iron Maiden afetado negativamente pelo sucesso de Metallica e Slayer
Astros do rock: o patrimônio líquido de cada um
A opinião de Paul Stanley, do Kiss, sobre o Metallica e Slayer


