A melhor música dos Beatles de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de maio de 2025
Apesar da rivalidade histórica entre Beatles e Rolling Stones, alimentada pela imprensa nos anos 1960, Keith Richards nunca escondeu sua admiração pelos colegas de Liverpool. E, ao ser questionado sobre sua música favorita da banda, o guitarrista foi direto: "Please Please Me".
Beatles - Mais Novidades
"Eu sempre disse isso para o McCartney", contou Richards em entrevista resgatada pela Far Out. "Eu simplesmente amo aqueles sinos. E eu estava lá na época, foi lindo. Veja bem, tem muitas outras [músicas], mas se eu tiver que escolher uma, Please Please Me... oh, sim!"
Lançada em janeiro de 1963, a faixa foi o segundo single dos Beatles no Reino Unido e o primeiro nos Estados Unidos. A música marcou o verdadeiro início do sucesso comercial do grupo, que buscava se firmar com composições próprias — algo incomum num cenário dominado por covers.
Originalmente composta por John Lennon como uma balada lenta, Please Please Me foi transformada em um hit pop com a ajuda do produtor George Martin. "Era óbvio que precisava de mais energia", relembrou Martin, que sugeriu acelerar o andamento e incluir a gaita para dar à música mais vitalidade.
Beatles e "Please Please Me"
De acordo com o Beatles Bible, "Please Please Me" marcou o início da Beatlemania. O que poucos sabem é que a canção nasceu como uma balada lenta, inspirada em Roy Orbison, e quase foi deixada de lado.
John Lennon compôs a música no quarto da casa de sua tia Mimi, em Liverpool. "Era minha tentativa de escrever uma música do Roy Orbison", disse, anos depois. O título foi influenciado por um antigo sucesso de Bing Crosby, que usava a palavra "please" em duplo sentido — algo que também está presente na letra dos Beatles, interpretada por muitos como sugestiva.
Na primeira gravação, feita em setembro de 1962, George Martin achou a música "muito monótona" e pediu para os rapazes tentarem de novo com mais energia. O resultado foi imediato: ritmo mais rápido, harmônica em destaque e um refrão irresistível. "Foi aí que tudo mudou", lembraria Martin.
Com o lançamento, a faixa se tornou o primeiro número um da banda no Reino Unido. Dias depois, foi também a música escolhida para a estreia dos Beatles na TV nacional, no programa Thank Your Lucky Stars. O impacto foi tão grande que George Martin mandou chamar a banda de volta da estrada para gravar o primeiro álbum — que acabaria levando o mesmo nome do single.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Ronnie Wood anuncia show solo em São Paulo no final do ano
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A Perfect Circle e Puscifer confirmam show conjunto em São Paulo
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour


O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock
O melhor álbum ao vivo da história segundo Lars Ulrich (Metallica)


