A obscura canção dos Beatles que era a preferida de Lemmy, que assistiu a banda no Cavern Club
Por Bruce William
Postado em 21 de agosto de 2025
Lemmy Kilmister nunca escondeu sua devoção aos Beatles. Para o líder do Motörhead, os quatro rapazes de Liverpool não foram apenas uma banda de rock: foram um fenômeno cultural que mudou o planeta. Em várias ocasiões - incluindo em sua autobiografia "White Line Fever" (Amazon) - ele sempre destacou como a juventude dos anos 1960 acreditava que, com a trilha sonora dos Fab Four, seria possível transformar o mundo em um lugar melhor.
Beatles - Mais Novidades
E Lemmy falava com conhecimento de causa. Antes de o Motörhead existir, antes mesmo do rock pesado ganhar forma, ele teve a sorte de ver os Beatles no Cavern Club, em Liverpool. "Eles eram hilários, faziam piadas, comiam sanduíches de queijo enquanto tocavam. Poderiam ter sido uma equipe de comédia", recordou. Mas também ressaltava: os Beatles não eram nada "bonzinhos". Vindo de uma cidade portuária dura, sabiam se defender. "Ringo era do Dingle, que era como o Bronx", lembrava.
A admiração era tanta que, para Lemmy, os Rolling Stones jamais chegaram perto. Considerava Jagger e companhia "filhinhos da mamãe", universitários que encenavam a rebeldia. "Os Stones sempre foram horríveis ao vivo", disparou sem dó, estabelecendo o que considerava um contraste com a força dos Beatles no palco e em estúdio.
Mas entre tantas músicas que poderiam ser citadas - "Twist and Shout", "A Day in the Life", "Helter Skelter" e outras 3498546 - a canção favorita de Lemmy era uma das menos lembradas do catálogo, relata a Rock And Roll Garage. Ele escolheu "Slow Down", composição de Larry Williams gravada pelos Beatles em 1964. A faixa saiu apenas como lado B do single "Dizzy, Miss Lizzy" e permanece como uma obscuridade para muita gente.
"Depende de como você via os Beatles, mas eu estava lá. Eles não eram seguros, não eram certinhos. Eram os caras durões de Liverpool", explicou Lemmy, justificando sua preferência por um cover cru e direto como "Slow Down" (youtube).
No fim, sua devoção ao quarteto nunca diminuiu. "Os Beatles foram os maiores. Nunca haverá nada igual", escreveu em sua autobiografia. Talvez isso explique por que um roqueiro do calibre de Lemmy, que construiu carreira no barulho ensurdecedor do Motörhead, ainda se emocionava ao lembrar de uma noite abafada no porão do Cavern Club, onde quatro jovens mudaram para sempre o destino do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
A música do Metallica que desencadeou a batalha contra o Napster
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
A noite em que Chuck Berry invadiu show de banda punk e deixou todo mundo de queixo caído
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles
A opinião sincera de Lemmy Kilmister sobre os Beatles e os Rolling Stones
A música que Paul McCartney escreveu para fazer pazes com John Lennon depois dos Beatles
A melhor música dos Beatles, de acordo com a Paste Magazine
Por que John Lennon errou ao superestimar Elvis, segundo Bernie Taupin
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
Projeto promete transformar o centro de Liverpool em espaço temático dos Beatles
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
A resposta de John Lennon quando perguntado se retornaria aos Beatles em 1975
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"


