A primeira voz realmente original na música, segundo Robert Plant
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de agosto de 2025
A originalidade sempre foi uma das maiores armas de Robert Plant. À frente do Led Zeppelin, ele conseguiu transformar blues pesado e rock em algo novo, selvagem e elegante ao mesmo tempo. Mas, para o próprio Plant, antes de ele assumir esse posto, já havia um artista que inaugurara uma nova forma de cantar e de estar no palco: Elvis Presley.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Plant sempre foi um estudioso dos grandes nomes do blues, variando entre a ferocidade de Sleepy John Estes e até tentativas de soar como Janis Joplin. Sua voz, ao mesmo tempo poderosa e delicada, ajudou a consolidar o Zeppelin como a maior banda de rock do mundo. Jimmy Page trazia as raízes do blues dos tempos de Yardbirds, mas transformava riffs em algo completamente novo em músicas como "Whole Lotta Love" ou "Ramble On".
Robert Plant e Elvis Presley
Ainda assim, para Plant, ouvir Presley foi um divisor de águas. O cantor britânico recorda Elvis como a primeira vez em que encontrou uma voz realmente original (via Far Out): "[Presley] foi a primeira espécie de hors d’oeuvre. Ele era totalmente único. Pegou muitos elementos de Johnny Ray, mas combinou isso com a abordagem que ele tinha desde criança em Memphis. A principal coisa com Presley é que ele era o original head cat."
Nos anos 1950, Elvis já causava furor com sua mistura de blues e country, e também escândalo com seus movimentos de quadril que deixavam a América conservadora em choque. Havia quem o acusasse de apropriar-se da música negra, mas, como lembra Plant, o que transparecia era a paixão genuína: a forma como Presley derrubava barreiras e abria espaço para que jovens de diferentes origens se conectassem à música.
Mesmo quando o Led Zeppelin fez homenagens mais bem-humoradas ao Rei, como em "Hot Dog", era possível sentir a reverência. Plant sabia que ele e seus companheiros não teriam chegado aos palcos gigantescos de arenas como o Madison Square Garden sem que Presley tivesse aberto esse caminho antes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Clássico do Kansas viraliza após esquete com Jack Black no Saturday Night Live
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"

As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando roubaram mais de um milhão em dinheiro do Led Zeppelin que nunca mais foi recuperado
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
A canção do Led Zeppelin que, 10 anos depois, "descobriram" ser satânica
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que para Robert Plant é o seu "cartão de visitas" como vocalista
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
A banda de rock brasileira com nome inspirado diretamente no Led Zeppelin


