Engenheiros de som exaltam a genialidade de Jimmy Page no estúdio
Por André Garcia
Postado em 11 de abril de 2022
A carreira de Jimmy Page começou muito cedo, já sendo um requisitado músico de estúdio na Inglaterra ainda na adolescência. Mas foi com a formação do Led Zeppelin, sua carreira atingiu níveis estratosféricos.
Desde então, é corriqueiro ver seu nome entre os maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. E, conforme garimpado pelo site Loudersound, os engenheiros de som que já trabalharam com ele exaltaram sua genialidade no estúdio.
Andy Johns - Engenheiro de som do "Led Zeppelin IV"
Como produtor, Jimmy era muito inovador, e também muito minucioso, e ele sabia o que queria, o que é muito importante. A maioria dos músicos se deixa envolver e se perde, é por isso que existem os produtores. Eu levei anos para entender por que gênios como os Stones e Jimi Hendrix precisavam de alguém lá para dizer a eles como eles soavam. Jimmy não precisava de ninguém. Ele tinha uma visão de como as músicas deveriam ser. Ele estava sempre em busca de novas sonoridades, mas seu maior talento era como arranjador.
Se você ouvir os discos do Led Zeppelin, não tem muitos overdubs neles. Mesmo "Stairway to Heaven" é só baixo, bateria, um pouco de teclado, um violão e guitarra base. Não era como hoje em dia, com quatro guitarras base e tudo dobrado para fazer uma parede de som. Naquelas gravações Jimmy estava na sala de controle comigo fazendo de tudo. Os outros caras ou não estavam presentes, ou ficavam fazendo hora no estúdio. Eles sabiam que ele era o produtor, que ele estava no comando.
Ron Nevison - Engenheiro de som do "Physical Graffiti"
Trabalhar com o Led Zeppelin foi bem parecido com trabalhar com o The Who. A diferença é que Robert [Plant] escrevia as letras e Jimmy Page era o produtor, já no The Who Pete [Townshend] escrevia quase tudo. No Led Zeppelin havia mais colaboração entre Robert e Jimmy.
Mas o que mais me impressionou em trabalhar com eles foi como John Bonham acompanhava a guitarra, porque a maioria dos bateristas segue o baixo. Qualquer riff que Jimmy Page fizesse, Bonham conseguia tocar na bateria. Aquilo era muito interessante! Eu nunca tinha visto alguém fazendo aquilo antes.
Eddie Kramer - Engenheiro de som de cinco álbuns do Led Zeppelin
A habilidade de Page como produtor era sua clara visão de como seria o produto final, e seu profundo conhecimento musical. Ele sabia instintivamente o que funcionaria e o que não funcionaria. Eu conto histórias sobre Jimmy Page e Jimi Hendrix porque eles formam um paralelo interessante.
Eles dois sabiam claramente o que queriam no estúdio, e tinham o foco no produto final. Quando eles compunham uma música, eles tinham na cabeça como ela deveria soar. Você tinha que ficar atento e tentar interpretar o que eles queriam. No estúdio, Jimmy sabia o que queria e era muito aberto a experimentações, sempre em busca de novas sonoridades. Toda vez que eu encontrava um som diferente, ele dizia: 'É isso aí!' ou 'Não, desculpa, mas não rola'.
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