Led Zeppelin e a bateria que ninguém acreditava que um ser humano conseguiria tocar
Por Bruce William
Postado em 19 de agosto de 2022
Robert Plant comentou mais de uma vez que John Bonham foi o maior baterista do mundo. "E eu sabia disso pois ele mesmo me contou", disse Plant em uma ocasião. E para deixar ainda mais clara esta afirmação, Plant também afirmou que "Bonzo era a parte principal da banda. Ele era o homem que fazia qualquer coisa que Page e eu escrevêssemos funcionar, seja pelo que ele fazia ou não com os tempos das músicas. Acho que não há ninguém no mundo que possa substituí-lo".
Led Zeppelin - Mais Novidades
E para Plant uma música específica é a prova cabal da genialidade de Bonham, conforme relembrou o Far Out Magazine: "Achilles Last Stand", bombástica faixa que abre o trabalho de 1976 do Led Zeppelin, o "Presence", que para Plant representa a faceta mais crua e eficiente da banda. "Uma música do Bonzo que ninguém acreditava que um ser humano conseguiria tocar", nas palavras ditas pelo vocalista para a revista Mojo sobre a canção, onde a 146 batidas por minuto, Bonham alterna entre compassos 5/4 e 4/4 como se fosse um metrônomo acelerado preenchendo os espaços com sonoridades que dão cor ao ritmo do hard rock de forma a complementar naturalmente os arpejos de influência marroquina.
"Achilles Last Stand" tem 10 minutos e 26 segundos, sendo a terceira música de estúdio mais longa registrada pelo Led Zeppelin - só perde para "In My Time of Dying" e seus 11 minutos e 6 segundos e "Carouselambra" com 10 minutos e 34 segundos. Ela é a música favorita de Robert Plant, conforme ele contou ao radialista Eddie Trunk em entrevista de 2021 transcrita pela Ultimate Classic Rock: "Se eu um dia tiver que tocar uma música da banda para alguém, é esta. Ouçam ela, que mostra tudo o que a gente tinha a apresentar" disse Plant, concluindo que ele tem muito orgulho da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Tarja Turunen aposenta de vez o salto alto nos shows
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
"O cara pirou?"; quando o pessoal do Led duvidou da sanidade de Page ao montar um clássico
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
A música de 1969 que mudou a vida de Slash - e ajudou a moldar o hard rock moderno
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
Anne Nurmi se recupera e já tem data para voltar ao Lacrimosa
Biff Byford afirma que novo disco do Saxon será lançado em janeiro de 2027
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
10 álbuns dos anos 70 que já foram chamados de heavy metal
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
John Corabi expõe o que mais admira em Robert Plant
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
A música do Genesis que para Phil Collins lembra o Led Zeppelin
O músico que faz Dave Grohl se sentir insignificante: "Um grão de poeira musical"
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Robert Plant lista bandas que imitaram o Led Zeppelin do jeito que deve ser: "Estão acertando"
A opinião de Raul Seixas sobre o Led Zeppelin e a cena do rock brasileiro nos anos 1980


