Porque Robert Plant recusou o convite de Iommi para o último show do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 16 de agosto de 2025
O último show do Black Sabbath, realizado em julho, contou com a presença de fãs e convidados especiais, mas não teve Robert Plant no palco. O vocalista foi pessoalmente convidado por Tony Iommi para participar do evento, intitulado "Back to the Beginning", que acabou sendo também a última apresentação de Ozzy Osbourne antes de sua morte, em 22 de julho.
Black Sabbath - Mais Novidades
Segundo Plant, a recusa não foi motivada por atritos ou má vontade. "Eu disse: 'Tony, adoraria ir, mas não posso'. Não estou dizendo que preferiria sair com Peter Gabriel ou Youssou N'Dour, mas não sei nada sobre o que está acontecendo nesse mundo agora, de jeito nenhum. Não critico, não tenho nada contra. Apenas encontrei outros lugares que são muito ricos para mim", explicou, conforme relata a Ultimate Classic Rock.
Esses "outros lugares" a que se refere dizem respeito ao seu projeto atual, Saving Grace, que se apresenta em casas de menor porte, longe das grandes arenas. "Os shows são pequenos o suficiente para que, se ninguém quiser ir, não seja o fim do mundo", disse o vocalista.
Plant também destacou que sua trajetória já o levou de um contestado Live Aid ao O2 Arena, passando por apresentações para Barack Obama na Casa Branca. "Fui beatificado. Senti o chamado para fazer isso, o Saving Grace precisava apenas seguir em frente, com mais glória. Temos que ter muito cuidado agora para garantir que continue mais próximo de Bert Jansch do que de Axl Rose", afirmou, o que reforça a escolha pessoal de Plant em enveredar por um caminho mais intimista e artesanal.
A ausência de Plant no adeus do Sabbath, portanto, não teve relação com a história que ele e Iommi compartilharam nos tempos de Birmingham, mas sim com a convicção de que sua jornada musical atual deve seguir longe do peso do heavy metal e mais próxima de suas influências folk e acústicas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Phil Collen explica porque Adrian Smith fez teste mas não entrou no Def Leppard
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos

Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
Brian May dá presente de Natal especial a Tony Iommi: réplica da Red Special para canhoto
Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
"Não havia ninguém mais genuíno, amoroso e atencioso do que Ozzy Osbourne", diz Rob Halford
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?
Doze discos brilhantes de rock and roll e heavy metal que não estão no Spotify


