Bruce Dickinson era fã do primeiro disco do Nirvana, revela produtor
Por João Renato Alves
Postado em 09 de junho de 2025
Nos anos 1990, era quase impossível estabelecer uma relação saudável do público do metal com o grunge. A onda iniciada em Seattle tomou conta do mainstream e tirou de cena uma série de nomes que se destacam àquela altura, provocando uma repulsa natural entre os fãs. No entanto, alguns músicos pensavam diferente.
Um deles foi Bruce Dickinson. Fora do Iron Maiden, o vocalista até chamou Jack Endino, nome exaltado na cena alternativa, para produzir o que seria seu terceiro álbum solo, "Skunkworks" (1996) – embora a ideia inicial fosse de uma banda usando o nome, a gravadora exigiu a identificação do cantor para promover o trabalho.
Bruce Dickinson - Mais Novidades

Em 2021, Jack falou sobre a parceria em entrevista ao canal de Daniel Sarkissian, transcrita pelo Rock and Roll Garage, revelou que o britânico estava ciente das tendências roqueiras do período.
"Ele gostava do Soundgarden. Amava ‘Bleach’, primeiro álbum do Nirvana, que eu produzi. Essas duas bandas tiveram grande impacto no Reino Unido. Tenho certeza que ele também conhecia o Alice in Chains. Os outros membros da banda eram bem atualizados com o que rolava. Curtiam Jane’s Addiction e King’s X."
"Bleach", primeiro álbum completo do Nirvana, saiu em 15 de junho de 1989. Foi o único disco a contar com o baterista Chad Channing. Obteve repercussão discreta à época do lançamento. Com o estouro posterior da banda, teve 3 milhões de cópias comercializadas, se tornando o disco mais vendido da história do selo Sub Pop.
O guitarrista Jason Everman foi creditado e apareceu na capa, embora não tenha tocado. Foi uma forma de agradecê-lo por ter ajudado a bancar o estúdio. Ele participou da turnê.
Em 2001, ao Let It Rock, Bruce Dickinson foi além, mencionando dois cantores que admirava. "Duas das melhores vozes que já ouvi surgiram no grunge: Eddie Vedder do Pearl Jam e Chris Cornell do Soundgarden". Nessa hora, o headbanger radical queria rasgar a carteirinha do frontman da Donzela de Ferro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Max Cavalera fala sobre emagrecimento e saúde para turnê desafiadora
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração

O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente
Paul Di'Anno era mais lendário que Bruce Dickinson, opina Blaze Bayley
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Steve Harris não sabia o que esperar quando Bruce Dickinson e Adrian Smith voltaram ao Iron Maiden
"Bruce Dickinson é mais profissional que Paul Di'Anno era", destaca Adrian Smith
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Bruce Dickinson afirma não ter prestado muita atenção no Iron Maiden com Blaze Bayley
Bruce Dickinson explica por que não recebeu créditos em "The Number Of The Beast"


