Os problemas que o RPM enfrentou na pouco lembrada turnê pelos EUA em 1988
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de julho de 2025
Em setembro de 1988, o RPM — então maior banda de rock do Brasil — embarcou rumo a uma ousada empreitada: uma mini turnê pelos Estados Unidos. A proposta era simples, mas ambiciosa: abrir caminhos para uma possível carreira internacional. No papel, tudo parecia promissor. Na prática, a viagem se transformou em um dos episódios mais caóticos da trajetória da banda. As informações estão no site do portal A História de uma Revolução, que também contou o caso em vídeo no YouTube.

Foram três apresentações realizadas entre os dias 14 e 25 daquele mês, passando por Nova York, Newark e Boston. A primeira parada foi no Sounds of Brazil, tradicional reduto de brasileiros na Big Apple. Na sequência, vieram o Scorpio’s, um bar de caminhoneiros em Newark, e depois Boston. O problema é que os percalços começaram antes mesmo do primeiro acorde.
No embarque em São Paulo, o roadie da banda esqueceu os teclados de Luiz Schiavon no aeroporto. "Ele estava tão ocupado com a capa nova que só esqueceu de embarcar o equipamento", relembrou o tecladista no livro sobre a história da banda. Fernando Deluqui, guitarrista do grupo, também comentou no livro sobre o episódio: "Fiquei muito exaltado. Minhas explosões estavam mais frequentes nessa época, isso era notório".
O atraso para o primeiro show em Nova York causou ainda mais prejuízos. O presidente da CBS americana, que havia comparecido para prestigiar a banda, foi embora antes mesmo da apresentação começar. O atraso ultrapassou uma hora. Ainda assim, a banda conseguiu entregar um bom desempenho. "No ao vivo, resolveríamos tudo sem o menor problema", afirmou Deluqui.
Luiz Schiavon, por sua vez, vê o lado positivo: "Os shows nos Estados Unidos salvaram a turnê. Foi muito legal, gratificante". A plateia teve presenças ilustres, como Cazuza, Ezequiel Neves, Sérgio Dias, e os músicos Arto Lindsay e Peter Scherer, do Ambitious Lovers — que inclusive subiram ao palco e tocaram a música "King" com o RPM.
A noite, no entanto, terminou em confusão. Garrafadas e cadeiradas marcaram um conflito entre seguranças e público, já no fim do show. A banda, que já estava nos camarins, escapou do tumulto.
O segundo show, em Newark, teve uma atmosfera mais leve. "Estávamos tocando para brasileiros com saudade de casa. Foi muito legal", recorda Schiavon. O palco era pequeno, mas a recepção calorosa compensou.
A expectativa da gravadora era que a turnê abrisse as portas para uma carreira internacional. Mas a realidade foi bem diferente. Em meio à tensão entre os integrantes e a falta de profissionalismo em certos momentos, a mini turnê de 1988 acabou entrando para a história do RPM mais como um episódio de bastidores turbulentos do que como um marco de expansão global.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
Os astros da música brasileira que quase superaram vendas do RPM, segundo Paulo Ricardo


