O clássico do rock brasileiro que é um cover e explodiu 4 anos após seu lançamento
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de julho de 2025
Há mais de quatro décadas na ativa, a banda paulistana Titãs firmou-se como um dos pilares do rock brasileiro. Com uma sonoridade plural e uma formação fora dos padrões — que chegou a reunir nove integrantes —, o grupo cravou seu nome na história da música nacional ao criar canções que atravessaram gerações. Entre elas, destaca-se a emblemática "Marvin".
Titãs - Mais Novidades

Lançada originalmente no álbum de estreia autointitulado dos Titãs, em 1984, "Marvin" narra a vida de um jovem que mergulha em uma existência de privações e dificuldades. O drama do personagem é retratado com força nos versos: "Trabalhava feito um burro nos campos/ Só via carne se roubasse um frango/ Meu pai cuidava de toda a família/ Sem perceber segui a mesma trilha". A letra, direta e pungente, ressoa com a realidade de muitos brasileiros.
"Marvin" é, na verdade, uma versão da faixa "Patches", composta por General Johnson e Ron Dunbar, e registrada pela banda norte-americana Chairmen of the Board. A adaptação em português surgiu da iniciativa de Nando Reis, então baixista e vocalista da banda, em parceria com Sérgio Britto, também integrante do grupo.

Fã declarado de reggae, Nando teve a ideia de recriar a música após escutar o disco "Forward", da banda britânica King Sounds and the Israelites. O título "Marvin" presta homenagem a Marvin Gaye — ícone da soul music — brutalmente assassinado por seu próprio pai em abril de 1984, ano de lançamento da versão brasileira.
Apesar de seu potencial emocional e artístico, "Marvin" passou despercebida em sua primeira encarnação. Conforme revela um vídeo publicado no canal oficial de Nando Reis, a canção só ganhou notoriedade em 1988, ao ser incluída no disco ao vivo "Go Back", gravado durante a participação da banda no Montreux Jazz Festival, na Suíça. Com novos arranjos e mais energia, a versão ao vivo alcançou ampla repercussão e tornou-se uma das faixas mais emblemáticas dos Titãs.

O caso de "Marvin" não é isolado no repertório dos Titãs. Outra música que precisou de uma nova abordagem para conquistar o público foi "Pra Dizer Adeus". Inicialmente ignorada em sua versão de estúdio, presente no álbum "Televisão" (1985), a faixa ressurgiu com força no célebre "Acústico MTV" (1997), confirmando que, às vezes, uma nova leitura pode transformar o destino de uma canção.

Histórias do Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps